Subprefeitura Pinheiros

Segunda-feira, 8 de Setembro de 2025 | Horário: 09:28
Compartilhe:

Homenagem a Luís Fernando Veríssimo: Legado de Humor e Crítica Celebrado em Acervo Digital Gratuito

 

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, presta um tributo a Luís Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes da crônica e do humor brasileiro. O autor faleceu na semana passada, aos 88 anos, e deixou um vasto legado literário que pode ser redescoberto gratuitamente pela plataforma BiblioSP Digital.

Filho do também renomado escritor Érico Veríssimo, Luís Fernando nasceu em Porto Alegre em 1936 e iniciou sua carreira no jornalismo. Sua estreia literária aconteceu em 1973, com o livro O Popular, e ao longo de sua trajetória publicou mais de 80 obras, que venderam mais de 5,6 milhões de exemplares.

Veríssimo ficou conhecido por seu olhar crítico e bem-humorado sobre o cotidiano nacional. Ele criou personagens icônicos que se tornaram símbolos da cultura brasileira, como o detetive Ed Mort, o psicanalista O Analista de Bagé e a ingênua A Velhinha de Taubaté. Muitos desses personagens, assim como a vasta obra do autor, podem ser acessados na BiblioSP Digital, que oferece mais de 17 mil títulos gratuitos.

Sua escrita sensível e inteligente não se restringiu aos livros. Veríssimo teve sua obra adaptada para o cinema e a televisão, sendo o roteirista de programas como o TV Pirata e aclamado por milhões de brasileiros com a série Comédias da Vida Privada, exibida pela Rede Globo.

O escritor foi agraciado com diversos prêmios importantes, incluindo o Prêmio Juca Pato (1996), o Prêmio Jabuti (2010), e o Troféu HQ Mix (1996). Sua contribuição para a literatura brasileira é inestimável, e seu humor refinado continua vivo e inspirando novas gerações.

A plataforma BiblioSP Digital disponibiliza gratuitamente mais de 30 títulos de Luís Fernando Veríssimo. Entre os disponíveis estão a coletânea As Mentiras que os Homens Contam, Comédias para se Ler na Escola e as tirinhas satíricas de As Cobras.

collections
Galeria de imagens