Subprefeitura Pinheiros
MEFs de novos CEUs em São Paulo iniciam jornada de 9 horas diárias
A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início a um novo formato de jornada escolar em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram os recém-inaugurados Centros Educacionais Unificados (CEUs). As EMEFs Marina Colasanti e Ruth de Souza, localizadas nos CEUs Papa Francisco e Rei Pelé, respectivamente, agora operam com um regime de 9 horas diárias.
A mudança foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e faz parte da política pública de educação integral da Rede Municipal. Ambas as unidades foram projetadas desde o início para atender essa carga horária estendida, com infraestrutura completa para as atividades propostas.
A EMEF Ruth de Souza fica no CEU Rei Pelé, na região de Itaquera, e foi inaugurada em abril deste ano. Já a EMEF Marina Colasanti está no CEU Papa Francisco, no Jardim Iva, inaugurado em julho. A terceira unidade a adotar o modelo será a EMEF José Gregori, que fica no CEU Padre Ticão, em Ermelino Matarazzo. A previsão é que ela comece a funcionar nesse formato em breve.
Como funciona a jornada de 9 horas?
A estrutura pedagógica das novas escolas está dividida em 50 horas-aula semanais. As disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física e Língua Inglesa — correspondem a 30 horas-aula, mesma carga horária das escolas com jornada de 7 ou 9 horas já existentes.
A carga horária adicional será dedicada a atividades complementares, como jogos e estratégias de raciocínio lógico, escrita criativa, práticas corporais e linguagens artísticas, entre outras, garantindo um currículo mais abrangente.
Programa São Paulo Integral
Apesar do novo modelo, as demais EMEFs que fazem parte do Programa São Paulo Integral (SPI), que já conta com 514 unidades na Rede Municipal, continuam com a jornada diária de 7 horas.
O SPI foi criado para promover experiências pedagógicas de educação integral, com o mínimo de 7 horas diárias, e ressignificar os espaços de aprendizagem. Ele visa garantir aos estudantes o acesso a territórios educativos dentro e fora da escola, em uma perspectiva de formação e desenvolvimento integral.
Na educação infantil, as EMEIs e CEMEIs que integram o SPI atendem as crianças por 8 horas diárias, combinando o "cuidar" e o "educar" com propostas lúdicas, investigativas e flexíveis, baseadas no Currículo da Cidade da Educação Infantil.
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