A Prefeitura vai selecionar 30 novos projetos de agricultura urbana por meio do programa Acelerando Hortas, que oferece aporte de R$ 30 mil para cada iniciativa escolhida. Os selecionados receberão apoio técnico-gerencial e aporte financeiro para materiais e serviços, fortalecendo a segurança alimentar e a economia verde. As inscrições estão abertas até 24 de novembro, no site adesampa.com.br/acelerandohortas.
Podem participar integrantes de iniciativas ligadas à cadeia da agricultura que já atuam ou estão em transição para práticas orgânicas e agroecológicas em sete temas estruturantes: implantação de tecnologias sociais e/ou sustentáveis; comercialização e logística; produção e distribuição de mudas; produção e distribuição de insumos; beneficiamento de produtos naturais; certificações sanitárias, turismo de vivência rural e pedagógico e implantação e estruturação de novas hortas.
"Já impulsionamos 58 iniciativas pelo Acelerando Hortas e, nesta terceira edição, serão outros 30 novos projetos de agricultura acelerados pela ADE SAMPA que receberão todo o suporte e qualificação necessárias para impulsionar e fortalecer seu negócio”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Para participar, cada Local de Agricultura deverá ser composto por dois proponentes (pessoa física), maiores de 18 anos, residentes do município de São Paulo e proprietários ou terem autorização de uso do imóvel. Os projetos devem ser desenvolvidos no município de São Paulo, realizar práticas de manejo orgânico/agroecológico, não estar inscrito no CADIN, não terem pendências nas 1ª e 2ª edições do Acelerando Hortas e no Semeando Negócios.
São considerados Locais de Agricultura aqueles que realizam atividades voltadas à unidades produtivas familiares rurais e urbanas; hortas comunitárias; agricultura nas Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã; hortas em estabelecimentos públicos (escolas, postos de saúde, parques etc); produção e distribuição de mudas; produção e distribuição de insumos; agroindústrias e beneficiamento de produtos naturais; e grupos logísticos e pontos de comercialização.
O Sampa+Rural: Acelerando Hortas é operado pela ADE SAMPA e integra o programa Sampa+Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).
Sobre o Programa Sampa+Rural
O programa prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.
Sobre a ADE SAMPA - A Agência São Paulo de Desenvolvimento promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. Com ações e programas voltados para empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade, oferece cursos e capacitações, aceleração de negócios, atendimento para MEIs, espaços de trabalho gratuitos, estúdios de podcasts e orientação para obtenção de crédito.