As festas das comunidades italiana e japonesa agitaram este sábado (2) na cidade de São Paulo, levando cultura, gastronomia e diversão a centenas de paulistanos. As atrações continuam amanhã, e quem quiser aproveitar pode utilizar os ônibus gratuitos do "Domingão Tarifa Zero" para curtir o dia ao lado dos amigos e familiares.
"É uma alegria receber as festividades dessas comunidades que tenho muito orgulho. Nós temos várias atividades acontecendo pela cidade, a festa italiana de Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga, a Festa Okinawa, na Vila Manchester, a Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo, que celebram a cultura. São vários eventos, todos os meses do ano, que mostram a diversidade da nossa cidade e que nos enchem de orgulho", destacou o Prefeito que esteve neste sábado na abertura das festas de Nossa Senhora Achiropita e no Okinawa Festival.
As iniciativas contam com o apoio da Prefeitura de São Paulo com o apoio de trânsito, feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e na segurança, com a presença da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
99ª Festa de Nossa Senhora Achiropita
No bairro do Bixiga, região Central, a 99ª Festa de Nossa Senhora Achiropita ocorrerá durante todos os sábados e domingos de agosto, sempre a partir das 17h. O evento tradicional é uma celebração da cultura italiana e da padroeira do bairro, além de ser uma importante fonte de recursos para os projetos sociais da paróquia, que atende diversas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além das celebrações religiosas, a festa conta com diversas barracas de comidas típicas, como a famosa fogazza de queijo, e atividades culturais. O evento
Serviço:
Horários: sábados: 17h às 23h (rua) e 19h às 00h (cantina); domingos: 17h às 22h (rua) e 18h às 22h (cantina).
Local: Ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto.
21º Okinawa Festival
Foto: Renato Pinheiro/SECOM
Na Zona Leste, o Clube Escola Vila Manchester mais uma vez abre suas portas para a realização do 21º Okinawa Festival, que acontece até este domingo (3). O festival reúne mais de 200 bazaristas e 500 artistas, promovendo uma imersão na rica cultura de Okinawa.
A programação inclui apresentações de música tradicional okinawana, danças como o Eisa e o contagiante taiko (tambores japoneses), além da mística dança do leão Shi-shi-mai. Haverá também workshops interativos, como Oficina de Sanshin e Sanba (instrumentos típicos), penteado tradicional de Ryukyu, Kawara Wari (quebra de telhas) oferecidos pela prefeitura de Okinawa com professores vindos diretamente do Japão além dos workshops oferecidos pelo Urizun Kai como tingimento em tecido Bingata e cerâmica Yachimun (cerâmica de RyuKyu).
Na praça de alimentação, o público poderá saborear pratos autênticos da culinária okinawana, como Okinawa Soba, Hijá nu Shiru (sopa de cabrito) e Sataa Andagui (bolinho de chuva okinawano), além de diversas opções de artesanato, produtos culturais.
Serviço:
Horários: sábado (2), das 11h às 21h e domingo (03), das 11h às 20h
Local: C.E.E. Vicente Ítalo Feola – Praça Haroldo Daltro, s/n, Vila Manchester São Paulo SP (em frente à Associação Okinawa de Vila Carrão)
45ª Festa das Cerejeiras
A 45ª edição da Festa das Cerejeiras, realizada no Parque do Carmo, também na Zona Leste, iniciou na última semana sua programação especial. Realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, o tradicional evento reúne milhares de visitantes em um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural da cidade, seguindo a tradição japonesa de contemplar a floração com apresentações culturais e feira gastronômica.
Durante os dias do evento, os visitantes poderão aproveitar performances culturais e musicais, danças folclóricas, apresentação de Taiko (tambores japoneses), atividades no Bosque das Cerejeiras, ações no planetário e sessões sobre a cultura japonesa. Além disso, as barracas da praça de alimentação oferecem comidas típicas como yakisoba, temaki, tempurá e gyoza.
Serviço:
Horários: sábado (2) e somingo (03), das 11h às 17h
Local: Parque do Carmo, com entrada pela avenida Afonso de Sampaio e Souza, número 951, em Itaquera.