O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta sexta-feira (31) a nova unidade do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) - Unidade Monte Serrat Metrô Carrão, na Zona Leste da capital. A estrutura foi instalada dentro do Centro Esportivo Tatuapé e tem capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês, incluindo ultrassonografias com e sem Doppler e ecocardiogramas, todos agendados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (SIGA), da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o prefeito, com planejamento, investimentos próprios e foco na ampliação do acesso, a Prefeitura de São Paulo vem adotando uma série de estratégias para acelerar o atendimento e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Somente em 2024, o sistema municipal recebeu 1 milhão de novos pacientes, passando de 4,8 para 5,8 milhões de usuários ativos.
“Esse é o 11º CIES da cidade e o terceiro que inauguro para podermos dar mais agilidade nos exames que são solicitados nas Unidades Básicas de Saúde pelos médicos, como ultrassons, dopplers e eletrocardiogramas. Fico feliz ao visitar aqui e ver que as pessoas estão satisfeitas, dizendo que passaram nas UBSs há poucos dias e já estão realizando os seus exames e vamos avançando para garantir cada vez mais agilidade à população, cuidando da saúde das pessoas”, disse Nunes durante a inauguração, reforçando que quando se consegue fazer os exames é possível identificar alguma doença e iniciar o tratamento, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
“Aqui estão pessoas que passaram nas UBSs na semana passada, retrasada, e já fizeram os seus exames. Uma demonstração do cuidado da Prefeitura de São Paulo com a sua população, que tendo os exames em mãos conseguem ter um diagnóstico e tratamento adequados”, ressaltou Nunes.
Com essa inauguração, a capital passa a contar com 11 unidades do CIES, um modelo de saúde móvel, utilizando carretas adaptadas, que visa oferecer consultas, exames e cirurgias voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes regiões da cidade, ampliando o acesso e otimizando o atendimento à população. Somente no primeiro semestre de 2025, os CIES já somam quase 2 milhões de procedimentos realizados, beneficiando mais de 538 mil pacientes na cidade.
A nova unidade no Carrão será gerenciada pela Associação Beneficente Ebenezer – Cies Global, entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEME) e a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste. A unidade fica na Rua Monte Serrat, 230, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.
O novo equipamento conta com duas salas de exames, além de espaços de atendimento, acolhimento, enfermagem, sala de apoio, administração e uma equipe de 14 colaboradores e cinco médicos que irão atuar no local.
Estrutura e tecnologia
O equipamento contará com salas de exame, recepção, enfermagem, espaço administrativo e equipe técnica qualificada. Os exames serão realizados com o sistema Acuson Maple, que permite diagnósticos rápidos e precisos em diversas condições clínicas, elevando a resolutividade do atendimento.
A previsão é de que a nova unidade realize 5.416 ultrassonografias, 1.586 exames com Doppler e 420 ecocardiogramas por mês.
A faxineira Sandra Cristina Leite de Moraes, de 50 anos, contou que soube do atendimento por meio do aplicativo Agenda Fácil, onde rapidamente encontrou vaga para realizar um exame de ultrassom no joelho. “Gostei muito do atendimento”, afirmou. Segundo ela, o processo foi rápido: “A médica pediu e graças a Deus já consegui. Foi bem rápido.” Para Sandra, iniciativas como essa devem ser ampliadas: “Tem que ter sim, agiliza isso, né? Este lugar está de parabéns.”
O pintor de carros Reinaldo Antônio da Silva, de 64 anos, também aprovou o novo serviço. “Passei no médico semana passada e ele já marcou o exame aqui. Se eu não tivesse esse serviço teria que ir para muito mais longe. Eu moro no Imperador, próximo à Barreira Grande, e teria que ir até a Mateo Bei, mas aqui ficou bem melhor e mais prático, ficou ótimo, muito bom”.
Desde 2021, este é o terceiro novo centro CIES inaugurado pela Prefeitura: o primeiro foi o Hospital Dia Pirituba (2021), seguido pela unidade dos Campos Elíseos (2024). Ao todo, desde o início da gestão, os centros já realizaram mais de 16 milhões de procedimentos e atenderam cerca de 4,5 milhões de pessoas.