Fundada em 23 de junho de 1971 para apoiar a Prefeitura no processamento de dados, a Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo)evoluiu e hoje oferece soluções tecnológicas a mais de 150 órgãos públicos. Sua atuação está presente em iniciativas que impactam diretamente o dia a dia da população, como o sistema de monitoramento Smart Sampa, a plataforma de regularização de ambulantes Tô Legal e o uso de inteligência artificial para aprimorar os serviços públicos.
Antes “Companhia de Dados do Município”, a Prodam nasceu da necessidade de otimizar o controle tributário e de colocar São Paulo em compasso com a evolução tecnológica — em um momento ainda anterior à era digital. O prefeito que sancionou a criação da empresa, Figueiredo Ferraz, disse na ocasião que o ato “possibilitaria o início de uma nova etapa na vida administrativa do município, com enormes benefícios para a coletividade”.
A Prodam implementou os primeiros sistemas informatizados da Prefeitura, criou o Data Center Municipal, digitalizou cadastros e registros que antes eram feitos manualmente e desenvolveu os sistemas de controle financeiro e cobrança eficiente do IPTU que até hoje são pilares da gestão fiscal da cidade. Nas décadas seguintes, a empresa auxiliou na implementação do Bilhete Único, desenvolveu o sistema da Nota Fiscal Paulistana e contribuiu para a maior eficiência administrativa com a integração de sistemas entre secretarias.
“Nós somos um time que trabalha de maneira coesa para fazer uma cidade melhor”, disse o presidente da Prodam, Francisco Forbes.
A empresa permanece em constante renovação e hoje utiliza inteligência artificial para desenvolver novas soluções, como contribuir para a cidade de São Paulo se tornar a primeira capital brasileira a receber a certificação internacional de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.