Secretaria Municipal da Saúde

Informações sobre os Serviços de Prótese Dentária

A prótese dentária tem como principal finalidade restaurar a função mastigatória, a estética do sorriso, e a saúde bucal de pessoas que perderam um ou mais dentes. O tratamento com prótese contribui significativamente para a qualidade de vida, autoestima, a reinserção social e profissional e bem-estar geral da pessoa.

Desde outubro de 2020, os atendimentos em prótese dentária, incluindo Próteses Totais (PT) (para quem perdeu todos os dentes) e as Próteses Parciais Removíveis (PPR) (para quem perdeu apenas alguns dentes), passaram a ser realizados também pelas Equipes de Saúde Bucal (eSB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa expansão fortalece a rede de cuidado odontológico do município, somando-se aos serviços já oferecidos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), pelas equipes do Consultório na Rua (CnR) e nos Centros de Cuidados Odontológicos (CCO), estes localizados nas regiões Norte e Central da cidade.

Nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), além das próteses totais e parciais removíveis de casos mais complexos, também são oferecidas próteses parciais fixas de até 3 elementos ou unitárias, confeccionadas conforme a avaliação clínica e a necessidade individual de cada pessoa.

Para ser encaminhado ao tratamento na especialidade de prótese dentária, é necessário que o tratamento odontológico clínico, tenha sido concluído previamente, garantindo que não existam dentes com cárie e focos infecciosos que possam comprometer o planejamento e a eficácia da reabilitação protética.

O acesso ao serviço de Saúde Bucal se inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência ou do seu trabalho, onde será realizada a triagem de risco odontológico. Nessa avaliação, são verificados fatores como presença de cáries, doenças periodontais, má oclusão e alterações nos tecidos moles. A partir dessa avaliação, o cirurgião-dentista poderá indicar o tratamento necessário e, quando for o caso, encaminhar a pessoa para a reabilitação com prótese dentária. Para facilitar, a população pode utilizar a ferramenta que permite localizar a UBS mais próxima de sua residência: o Busca Saúde.

Caso a UBS mais próxima de sua residência não tenha o atendimento odontológico, deverá ser informada a UBS de referência para o atendimento. Para o atendimento nos CEOs ou CCOs a pessoa é inserida no SIGA Saúde - Regulação através de encaminhamento realizado pelo cirurgião dentista da UBS após a conclusão do tratamento na Atenção Básica.

Confira aqui as UBSs que já realizam o atendimento em prótese dentária.