Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Caps IJ Nise da Silveira celebra Mês das Crianças com festa terapêutica

Ação promove convivência, expressão e fortalecimento de vínculos entre usuários, familiares e comunidade

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) Nise da Silveira, localizado no bairro da Casa Verde, zona norte da capital, realiza, no próximo dia 31 de outubro, das 10h às 14h, uma celebração em homenagem ao mês das crianças. A confraternização  reunirá crianças, adolescentes e familiares acompanhados pelo serviço, em um dia de apresentações, brincadeiras, fantasias e muita alegria.

Desde a decoração do espaço até a preparação das comidas e apresentações artísticas, tudo vem sendo construído de forma coletiva, com a participação ativa dos usuários, familiares e equipe profissional do Caps. A proposta integra o processo de reabilitação psicossocial e constitui parte fundamental do projeto institucional da unidade, voltado à promoção da convivência, da autonomia e do protagonismo na tomada de decisões, além do fortalecimento de vínculos sociais e comunitários de forma lúdica e festiva.

Atualmente, o serviço atende em média 200 usuários por mês, proporcionando na preparação do evento momentos de interação e aprendizado. A festa simboliza a rotina do serviço, com foco na promoção da saúde e do protagonismo de cada um dos participantes. 

A programação inclui atividades lúdicas, música, danças, brincadeiras e fantasias, estimulando a criatividade e o protagonismo das crianças e adolescentes. Segundo a gerente do Caps IJ Nise da Silveira, Ruth Silvestre, ações como essa têm papel fundamental no cuidado em saúde mental, pois favorecem a socialização, a expressão emocional, o sentimento de pertencimento e a troca coletiva. 

“Mais do que uma festa, é um recurso terapêutico que reforça o vínculo entre usuários, familiares e profissionais. O brincar e o celebrar também fazem parte do cuidado e da construção de uma vida mais plena para pensar as regras de convívio, as formas de expressão e de comunicação, ampliar o repertório social e a integração entre eles”, destaca a gestora.

 

collections
Galeria de imagens