Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 6 de Dezembro de 2025 | Horário: 11:00
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Conheça os quatro hospitais veterinários públicos da capital

Unidades, nas zonas norte, sul, leste e oeste, oferecem atendimento gratuito para tutores de baixa renda
A imagem mostra um cachorro de pelagem marrom com pelos mais escuros nas costas, focinho e orelhas, sendo atendido em uma clínica veterinária. O animal está deitado sobre uma mesa de metal, típica de consultórios veterinários, e parece estar sendo examinado. Uma pessoa segura a cabeça do cão com delicadeza, enquanto outra, usando luvas brancas de procedimento, examina uma de suas patas dianteiras.

São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos nas zonas norte, sul, leste e oeste. Voltado à população de baixa renda residente no município, o serviço oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos para animais de estimação. As unidades Sul e Leste funcionam todos os dias da semana, enquanto as do Norte e Oeste atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A oferta de vagas é limitada e os casos de urgência e emergência têm prioridade, conforme avaliação médica.

No total, as 4 unidades realizaram 170,7 mil atendimentos em 2024, 14% a mais que em 2023.  Entre os serviços gratuitos estão consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações, distribuídos entre oito especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, dermatologia e cirurgia bucomaxilo.

Urgência ou emergência? Entenda a diferença
Casos de urgência são aqueles que, embora não apresentem risco iminente de morte, podem se agravar se não forem tratados – como tumores com feridas, icterícia ou secreção genital em fêmeas. Já os casos de emergência envolvem risco de vida e exigem atendimento imediato, como atropelamentos, hemorragias, convulsões, perda de consciência, dificuldade para respirar e obstrução uretral.

Documentos necessários para atendimento
É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
•    Documento oficial com foto e CPF do responsável pelo animal (que deve estar presente);
•    Comprovante de residência em São Paulo, atualizado (até três meses), em nome do responsável;
•    Carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA);
•    Número do CadÚnico e comprovante do programa social vinculado (como Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás ou Renda Mínima).

Como funciona o atendimento

 

Casos de urgência e emergência, definidos com base em critérios médicos, são atendidos durante todo o funcionamento da unidade, sem a necessidade de agendamento. O número de atendimentos diários é limitado. Triagens poderão ser realizadas até às 16h30.

Para casos não emergenciais, beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 7h às 16h.

Para munícipes que não possuem benefício, a triagem social poderá ser realizada na unidade de sua preferência, conforme sistema de agendamento que está indicado logo abaixo, junto aos endereços.

Nas unidades das zonas sul, norte e leste, quem possui CadÚnico pode agendar consultas presencialmente, todos os dias úteis da unidade, das 7h às 16h. Já quem não tem CadÚnico, mas consegue comprovar a condição socioeconômica, passará por triagem com assistente social. O agendamento é feito semanalmente, de forma presencial.

Na unidade da zona oeste, o atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 7h, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO - Hospitais veterinários públicos
 

Unidade Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé

Funciona diariamente das 7h às 17h. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados atende apenas a urgências e emergências, definidas com base em critérios médicos.

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 7h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as terças-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
 

Unidade Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

Funciona diariamente das 7h às 17h. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados atende apenas a urgências e emergências, definidas com base em critérios médicos.

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 7h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as segundas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.

 

Unidade Norte
Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 7h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as quartas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.

 

Unidade Oeste
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP).

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada a partir de 7h, de segunda a sexta-feira, mediante triagem social.

 

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