Secretaria Municipal da Saúde
Especial “Vira-Lata SaboOOOr Raças” promove adoção de cães na Cosap neste sábado (16)

Cães adultos de diferentes portes, cores e temperamentos, estão à espera de um novo lar (Acervo/Ascom)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), realiza neste sábado (16) o evento de adoção “Especial Vira-Lata SaboOOOr Raças”, reunindo cães sem raça definida com características e personalidades que lembram diferentes raças conhecidas. A ação acontece das 9h às 17h, na rua Santa Eulália, 86, em Santana, zona norte da capital.
Com o slogan “Um amigo não se define pela raça. Se reconhece pelo coração”, o evento busca incentivar a adoção responsável e valorizar os animais vira-latas acolhidos pela Cosap, mostrando que carinho, companheirismo e afeto vão muito além da aparência.
Os visitantes poderão conhecer cães adultos de diferentes portes, cores e temperamentos, todos à espera de um novo lar. Entre os animais participantes estão Belga, Zorro, Nevasca, Pandora e Estelar, cães que carregam traços físicos semelhantes aos de raças como pitbull, dogue alemão, dogo argentino, staffordshire terrier e boxer, mas que têm em comum o jeitinho único dos vira-latas.
“Os vira-latas representam exatamente a diversidade e a individualidade que tornam cada animal especial. Muitas vezes, eles impressionam pela inteligência, pelo afeto e pela capacidade de adaptação. Nosso objetivo é incentivar a adoção responsável e mostrar que um grande companheiro não é definido pela raça, mas pelo vínculo que constrói com sua família”, destaca a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.
A Cosap atua como referência em bem-estar animal na cidade de São Paulo e mantém cães e gatos acolhidos sob cuidados veterinários até que encontrem um novo tutor.
Adoção
Para adotar um animal, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência emitido nos últimos três meses, além do pagamento de taxa pública no valor de R$ 35,80. Os interessados também devem levar coleira e guia para garantir a segurança no transporte do cão adotado.
Serviço
Especial “Vira-Lata SaboOOOr Raças”
Data: 16 de maio de 2026 (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Cosap – Rua Santa Eulália, 86, Santana
Acompanhe as principais divulgações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas nossas redes sociais:
Facebook - saudeprefsp
Instagram - @saudeprefsp
Twitter - @saudeprefsp
TikTok - saudeprefsp
LinkedIn - saudeprefsp
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
