Secretaria Municipal da Saúde
Modera SP estimula redução no consumo de álcool e ultrapassa 114 mil acessos
O Modera SP consolidou-se como uma ferramenta digital que permite ao usuário identificar seu padrão de consumo de álcool. Até o final de julho, a plataforma já registrou 114 mil 749 acessos por meio do aplicativo e-saúdeSP, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android ou iOS.
O objetivo do Modera SP é estimular a reflexão sobre o consumo de álcool e ajudar na redução de comportamentos de risco. Por meio dele, o usuário recebe orientações e, se necessário, é encaminhado para atendimento em serviços de saúde. Para ter acesso a todos os benefícios da ferramenta, o usuário precisa preencher informações como idade, UBS de referência e concordar com o termo de consentimento. Até o final de Julho, 75 mil 111 usuários utilizaram a ferramenta e 29 mil 541 avaliações foram realizadas com base no questionário AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A triagem é feita a partir de dez perguntas do teste AUDIT, que avalia o padrão de consumo de álcool e classifica o nível de risco de 1 a 4. A jornada na plataforma varia de acordo com esse resultado. Por meio da assistente virtual Susana — nome em homenagem ao Sistema Único de Saúde (SUS) —, o usuário é acompanhado com materiais de apoio, vídeos, orientações e, quando necessário, é encaminhado à UBS de referência. Nos casos de maior risco (nível 4), a unidade é notificada automaticamente para iniciar a abordagem clínica, que pode envolver atendimento individual, atividades em grupo ou encaminhamento para um Caps Álcool e Drogas.
Além disso, o Modera SP permite acompanhar a evolução do consumo, estabelecer metas de redução ou interrupção e acompanhar os resultados por meio de um diário semanal.
A assistente virtual Susana também oferece informações sobre mitos e verdades relacionados ao álcool, motivações para o consumo, técnicas de respiração e atividades alternativas que auxiliam na mudança de hábitos.
Sobre o e-saúdeSP
Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o aplicativo e-saúdeSP foi criado para viabilizar atendimentos médicos por videochamada, evitando deslocamentos desnecessários até as unidades de saúde. A ferramenta é resultado de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e concentra diversas funcionalidades voltadas ao cuidado integral da população usuária do SUS na capital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk