Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Modera SP fecha 2025 com 90 mil usuários

Funcionalidade dentro do app e-saúdeSP permitiu 34 mil triagens para avaliar nível de consumo de álcool; objetivo é orientar e prevenir consumo abusivo

Os resultados e desafios da implantação do Modera SP, ferramenta digital de promoção à saúde que avalia o consumo de álcool e realiza intervenção breve por meio de aconselhamento e encaminhamento para tratamento de pessoas com risco de dependência, foram apresentados nesta quarta-feira (10) no Workshop de Encerramento das atividades do Programa de Consumo Moderado de Álcool. O evento foi promovido pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e pela Escola de Segurança Multidimensional. Desde o lançamento, em abril de 2024, o Modera SP, disponível na plataforma e-saúdeSP, registrou 139 mil acessos, atendeu 90 mil usuários e possibilitou a realização de 34 mil triagens em um ano.

Erica Gimenes Ruiz Barbosa Porto Rinaldi, da Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e uma das idealizadoras do Modera SP, destacou a relação entre o consumo de álcool e diversos agravos de saúde pública. Ela ressalta que, apesar dos riscos, o uso da substância ainda é amplamente normalizado. “Fazer essa reflexão e prevenção é o que nos motiva a trabalhar com o Modera”. O alcoolismo, também conhecido como transtorno por uso de álcool, é reconhecido como doença crônica e fator de risco relevante para outras doenças crônicas não transmissíveis desde 1967 pela Organização Mundial da Saúde.

Erica reforça que a população ainda tem pouca consciência dos riscos associados ao consumo de álcool. “Isso faz parte do letramento da população", diz, acrescentando que o estudo Vigitel Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre 2006 e 2023, constatou aumento do beber pesado episódico em todas as faixas etárias no período.

Já o mais recente Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (ISA Capital 2024) revelou que 32% dos paulistanos têm uma relação abusiva com o álcool, sendo 27,5% consumidores de risco e 4,5% de alto risco/provável dependência, dados que surgiram de entrevistas com mais de 5 mil moradores, mostrando um desafio significativo de saúde pública na capital. Clique aqui para acessar os primeiros resultados do ISA Capital 2024. 

Jovens ganharam quis educativo na ferramenta

Como parte da estratégia de orientar e promover letramento, em 2025 uma das principais novidades do Modera SP foi o lançamento da Trilha Interativa para adolescentes, que conduz usuários menores de 18 anos a um quiz com quatro perguntas sobre atitudes relacionadas ao álcool em diferentes situações. Cada pergunta apresenta três opções de resposta e, caso alguma delas indique contato ou uso da substância, a avatar Suzana oferece orientações e dicas imediatamente. Após o quiz, o adolescente também tem acesso a uma biblioteca de conteúdos educativos. A trilha foi criada a partir de sugestões de profissionais dos territórios, que apontaram a necessidade de dialogar com esse público. O recurso parte da premissa de que adolescentes não devem consumir álcool e se torna, portanto, uma ferramenta essencial de prevenção. O restante do conteúdo da plataforma, incluindo o teste Audit, permanece exclusivo para adultos.

A atenção ao público pré-adolescente e adolescente é reforçada por dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2019 pelo IBGE e pelo Ministério da Educação. O estudo mostrou um pequeno crescimento da experimentação de bebidas alcoólicas entre estudantes de 13 a 17 anos com 63,3% por cento relatando ter tomado bebida alcoólica uma vez na vida nessa faixa estaria. A pesquisa apurou que 34,6% dos escolares de 13 a 17 anos haviam tomado a primeira dose de bebida alcoólica com menos de 14 anos;

 

 

collections
Galeria de imagens