Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 1
Sexta-feira, 8 de Maio de 2015 | Horário: 13:43
Compartilhe:

População aprova CAPSi M’Boi Mirim

Há três anos, unidade vem ajudando pais e filhos a ter convivência familiar mais sadia e harmônica

Por Felipe Aires

No ano em que completou três anos de funcionamento, o CAPS Infantil 3 M’Boi Mirim têm muitos motivos para comemorar. Tanto profissionais quanto pais se mostram satisfeitos com o trabalho da unidade, que atende crianças e adolescentes que possuem algum tipo de transtorno mental severo e persistente.

Sobre os três anos do CAPS Infantil 3 M’Boi Mirim, Fabiana Cury, gerente da unidade, explica que 90% do quadro atual é o mesmo que inaugurou o CAPS. “Isso ajuda muito no acompanhamento dos pacientes. A equipe se solidificou, nos entendemos. Sabemos das dificuldades enfrentadas e temos consciência que, com um trabalho conjunto, podemos ajudar o maior número possível de pessoas. Essa data é importante para lembrarmos de tudo que já passamos, conquistamos e o que ainda vamos enfrentar, pois a demanda é grande e os casos são complexos. Mas esses três anos passaram muito rápido!”, disse.

Tatiane Rizzo, fonoaudióloga da unidade desde a sua fundação, concorda com Fabiana e conta a receita do sucesso. “Sem o trabalho em equipe não conseguiríamos. Aqui tratamos os pacientes individualmente também, mas com o objetivo no geral, na integração, sempre. No caso da fonoaudiologia, desenvolvo a patologia da linguagem dentro da psiquiatria, porém, faço acolhimento e visitas domiciliares, como todos os integrantes da equipe”.

Fazendo a diferença

Em março, mês de aniversário, a unidade preparou uma semana inteira de comemorações. Ao longo dos dias foram organizadas diversas atividades tais como piquenique, brincadeiras lúdicas através de videogame, oficinas, sessão cinema e caça ao tesouro, tudo para unir ainda mais pais e filhos.

Fabiana explica que os pais dos pacientes também são foco de cuidado. “Também fazemos um trabalho com os pais, já que muitos têm dificuldade para admitir e entender o problema que seus filhos têm. Muitos lidam de uma maneira muito simplista com a situação, e isso acontece por total falta de informação mesmo. Aqui buscamos orientá-los a lidar com situações que eles mesmos passam para nós. Essas brincadeiras em conjunto, que sugerimos, são muito importantes para a harmonia entre pais e filhos”, afirmou Fabiana.

‘Fui orientado pela equipe da unidade’

Wande Anacleto, pai de um dos meninos assistidos pelo CAPS, foi um dos que participaram das atividades propostas. Ele contou que a maior dificuldade que enfrenta é em casa, pois o filho mostra-se agressivo, mas afirma que o trabalho do CAPS é importante porque o orienta a como lidar com o filho nessas situações. “É complicado para nós, como pais, sabermos como lidar com determinadas situações. Quando meu filho reagia com agressividade, eu respondia com agressividade e isso agravava muito mais a situação porque o deixava mais nervoso e descontrolado. Hoje não faço mais isso e sei exatamente o que fazer para orientá-lo, pois fui orientado pela equipe da unidade”.

O CAPS Infantil M’Boi Mirim é referência para os distritos do Jardim Ângela e Jardim São Luiz e é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim").

 

collections
Galeria de imagens