Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 2 de Setembro de 2015 | Horário: 17:09
Compartilhe:

Nutricionista ensina como manter alimentação saudável

Alimentação balanceada e prática de atividade física já é meio caminho andado para combater a obesidade

A nutricionista Mariana Ogata comanda grupo de nutrição na UBS Chácara Santana

 

Texto e foto por Felipe Aires

Comer faz parte da rotina diária de quase todo ser humano. Mas a briga com a balança virou hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) existem cerca de 2,1 bilhões de pessoas acima do peso. Os Estados Unidos lideram o ranking dos países com mais obesos. Já o Brasil encontra-se em 5º lugar, atrás de China, Índia e Rússia. Por aqui 52,5% dos homens são obesos e 58,4% das mulheres estão obesas.

A obesidade está relacionada a mais de 30 doenças como câncer, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). “A qualidade de vida do brasileiro precisa melhorar. Qualidade de vida está ligada à boa nutrição e exercícios físicos. Não existe fórmula mágica. Existe disciplina e foco. É possível prevenir doenças provenientes da obesidade e levar uma vida mais saudável e ativa”, disse Mariana Ogata, nutricionista da UBS Chácara Santana (zona Sul).

Para tentar reverter este quadro é importante procurar auxílio especializado. O nutricionista é o profissional responsável por cuidar de toda parte nutricional. Isso inclui estudar os alimentos, desde sua composição, produção e conservação até a sua utilização terapêutica.

Mariana afirma que incentivar e orientar são as principais armas quando o assunto é superar as barreiras para uma alimentação saudável. “É importante que as pessoas recebam orientação nutricional e criem independência na hora de se alimentar. O nutricionista busca informar, montar um plano de alimentação saudável. Mas cabe a cada um não apenas seguir as informações, como, principalmente, assimilar e fazer delas uma regrinha diária. Quanto mais natural for se alimentar corretamente, menos peso será e, consequentemente, menos obrigação”, diz a nutricionista.

Dicas de alimentação saudável

“A questão cultural, socioeconômica, a rotina e até mesmo a mídia são barreiras que enfrentamos para nos alimentarmos corretamente. Muitas vezes não temos hora certa para comer. O erro já começa por aí, já que devemos buscar comer de três em três horas”, explicou Mariana.

Para quem precisa manter uma dieta, o acompanhamento de um nutricionista é indispensável e 31 de agosto é o dia em que se homenageia este profissional. “Qualidade de vida deveria ser a palavra de ordem para todo mundo. Para que todos possam atingir essa qualidade, o acompanhamento de um profissional em nutrição é de extrema importância”, finalizou Mariana.

Saúde muito além da mesa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, em setembro de 2014, o programa "Saúde Muito Além da Mesa – Qualidade de Vida é a Melhor Dieta”. Trata-se de uma linha de cuidados relacionada ao sobrepeso e à obesidade, que beneficia os munícipes com ações de prevenção e promoção da saúde, além de estímulo à alimentação saudável e exercícios físicos.

A linha de cuidados articula as ações existentes na SMS e foca a adoção de hábitos saudáveis. A porta de entrada para o tratamento do sobrepeso e da obesidade é a Atenção Básica. Os interessados devem procurar mais informações na UBS mais perto de sua casa.

Outro trabalho que merece destaque é o Programa Saúde na Escola (PSE). Os profissionais das UBS vão até as escolas parceiras e fazem a medição de peso das crianças para acompanhamento e promoção de diversas ações de conscientização sobre os benefícios da alimentação saudável.

 

collections
Galeria de imagens