Secretaria Municipal da Saúde
Cantinho do Aconchego da UBS Arrastão oferece apoio emocional aos pacientes
Grupo promove melhora da autoestima e gera mais qualidade de vida
Texto e foto por William Amorim
Semanalmente, a UBS Arrastão, localizada em Campo Limpo, zona Sul, promove um grupo terapêutico que busca ajudar pacientes que possuem quadros que variam de depressão, estresse, ansiedade e dificuldade de relacionamentos interpessoal. O Cantinho do Aconchego existe desde 2013 e é aberto para homens e mulheres a partir de 18 anos.
Nas reuniões de matriciamento, a equipe da unidade percebeu que muitos pacientes queixavam-se de tristeza, ansiedade, estresse e de problemas pessoais mal resolvidos. A partir desse diagnóstico, eles resolveram montar o grupo que oferece acolhimento, promove saúde, qualidade de vida e incentiva o fortalecimento da autonomia e independência do usuário.
“O grupo é muito rico, pois possibilita troca de experiências. Eu fico muito feliz em realizar o Cantinho do Aconchego, principalmente quando percebo que elas estão conseguindo reconstruir a autoestima e conquistando independência”, disse Raquel Chechetto Salles, psicóloga da UBS.
Os encontros não possuem um tema único e ocorrem de acordo com a demanda. A cada semana os participantes do grupo propõem assuntos que julgam importantes. As profissionais utilizam diversos recursos para elaborar os encontros, como rodas de conversa, palestras de orientação, artesanato, atividades de expressão corporal, dinâmicas, piquenique, dança etc.
“Muitas vezes, essas pessoas ficam em casa, isoladas. No grupo os pacientes acabam se redescobrindo. Nós queremos mostrar que o físico e o psicológico estão ligados, um completa o outro”, explicou Nataly Alves da Silva, terapeuta ocupacional.
Troca de experiências
A dona de casa Márcia Aparecida da Silva era uma pessoa muito ativa e gostava de praticar atividades físicas, principalmente futebol, mas com o passar do tempo, a idade foi trazendo algumas restrições e, em 2008, ela teve que operar a coluna, todas essas mudanças a levou a depressão. “Eu comecei a participar do grupo por causa das dores que estava sentindo, mas percebi que a maior parte é emocional. O grupo melhorou meu humor e estou voltando a ser ativa. Aqui eu posso ver a situação de cada pessoa e percebo que o meu problema não é o pior”, disse Márcia.
O grupo oferece apoio psicológico, os usuários podem compartilhar suas experiências e, dessa forma, um ajuda ao outro. No natal do ano passado, um desentendimento familiar fez com que Rosa Maria Raimundo Fenício fosse muito ofendida por sua irmã e essa mágoa desencadeou uma depressão. “Ouvir as histórias nos ajuda a enfrentar nossos problemas. O grupo é muito bom, consegui fazer muitas amizades. Eu estou bem melhor agora, porque eu me distraio, brinco e relaxo”, comentou Rosa.
O grupo “Cantinho do Aconchego” acontece toda terça-feira, às 14h30. Para participar do grupo basta comparecer no horário.
Serviço
UBS Arrastão - Dr. Francisco Scalamandre Sobrinho
Endereço: R. Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255 - Jardim Bom Refúgio – Campo Limpo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk