Secretaria Municipal da Saúde
Dia Mundial da Água: como aproveitar melhor essa fonte de vida?
UBS Jardim Kagohara realizou uma palestra intitulada ‘Água: feche a torneira’
Por Patricia Torres
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado nesta terça-feira (22). O objetivo é incentivar a discussão de temas relacionados à preservação deste recurso natural. Na zona Sul, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) prepararam atividades como palestras e rodas de conversa para alertar a população sobre o uso racional da água.
Na última quinta-feira (16), a UBS Jardim Kagohara, em M’ Boi Mirim, reservou o espaço da Associação dos Moradores para fazer uma palestra com o tema “Água: feche a torneira”. No encontro foram abordados os benefícios da água, uso consciente e estratégias de reutilização.
Aedes aegypti
Também foram discutidos os perigos ocasionados pela água parada, que pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti. A gerente da unidade, Tatiane Quirino, resolveu, junto com a Agente de Promoção Ambiental (APA) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), promover essa palestra para as crianças da região. “As crianças estão no processo de formação intelectual e, nessa fase, é a oportunidade de mudar velhos hábitos praticados pelos adultos”, explica a gerente. Participaram da palestra 28 crianças e 26 adultos.
Próximas atividades
Ainda em M’ Boi Mirim, nesta segunda-feira (21), a AMA/UBS Integrada Jardim Capela, UBS Jardim Paranapanema e Horizonte Azul promovem palestras que incentivam o “Consumo consciente da água”.
Na terça-feira (22), as palestras continuam. A equipe de APA, ACS e enfermeiras da UBS Jardim Coimbra visitarão o Colégio Simétrica, a partir das 10h, para realizar uma roda de conversa com os adolescentes sobre o tema “A água que não vemos”. No mesmo dia, a UBS Integral Vera Cruz promoverá, na sala de espera da unidade, duas sessões do filme “Mensagem da água” e cinco palestras sobre o uso consciente da água e reciclagem de óleo de cozinha. Na UBS Cidade Ipava, a APA e ACS, juntamente com uma auxiliar de enfermagem, farão uma oficina de água aromatizada juntamente com a palestra sobre o uso racional da água.
A UBS Alto do Riviera preparou uma atividade diferente. Foi elaborado um cartaz com o corpo humano e a descrição do total da composição da água que temos em nosso corpo. A APA Débora Dizarro realizou palestras com a finalidade de dar ênfase ao consumo consciente da água.
Outras unidades da região prepararam ações educativas para explicação da importância do uso racional da água. A AMA/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro, na terça-feira (22), a UBS Jardim Santa Margarida e Vila Calú, na quarta-feira (23) e a UBS Jardim Nakamura, na quinta-feira (24) realizarão palestras sobre o tema.
Roda de conversa
Já em Campo Limpo, a UBS Jardim Olinda vai fazer, nesta quarta-feira (23), uma roda de conversa sobre o consumo consciente da água, o cenário dos rios de São Paulo, e, não esquecendo da prevenção e combate do mosquito Aedes aegypti. O encontro será às 10h, na Brechoteca, a biblioteca popular da região, localizada no Jardim Rebouças.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
