Secretaria Municipal da Saúde
Médica brasileira adere ao Mais Médicos na zona Norte

Texto e foto por Talita Coutinho
A Unidade Básica de Saúde (UBS) City Jaraguá recebeu, pela primeira vez, uma médica brasileira do Programa Mais Médicos. Denise da Conceição Muniz Barretto é Clínica Geral, estudou no Brasil, na Santa Casa. Ela está há um mês no Mais Médicos e aprova o desafio. “Eu fiquei muito interessada, não tive essa visão mais critica como outros tiveram. Eu procurei conhecer primeiro o programa antes de ter uma opinião. Aí eu vi que ele tinha uma estrutura, um acolhimento. Claro, tinha algumas coisas para ajustar, mas é de confiança. É um desafio todos os dias, mas é muito interessante”, afirma a médica. Em resposta, Denise tem seu trabalho aprovado pela comunidade.
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos veio para ampliar, melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e levar mais médicos às regiões que faltam profissionais. O projeto inclui médicos estrangeiros. Na região Norte já são 45, entre eles cubanos, paraguaios e argentinos.
Atendimentos realizados
A UBS do City Jaraguá abriga quatro médicos do Mais Médicos (todos estrangeiros). Eles realizam cerca de 1.200 consultas por mês. De janeiro até abril foram 3.356. Os profissionais não se limitam os seus atendimentos na UBS. Visitam alguns pacientes, que não têm condições de locomoção, em suas casas.
A paciente Ruth Gonçalves destaca o atendimento que recebe dos médicos. “Eu nunca tive problema, a doutora Denise é uma boa profissional, já passei com ela. Este programa está ajudando muito, está aprovada”, afirmou.
Na UBS a médica diz ter conhecido outro lado da saúde. “Essa possibilidade de além de atender, organizar um serviço de um modo que abrange educação, formar grupos, onde você possa tratar de temas e que pode também encontrar o paciente na casa dele, traz uma chance do profissional contribuir para a melhoria do sistema”, disse.
Além de uma satisfação profissional, a médica também alerta aos recém-formados sobre o compromisso que o Programa Mais Médicos representa para o Brasil. “Temos que estar mais próximos da população, assim aumenta a qualidade de vida dos cidadãos. Eu vi no programa uma oportunidade de especialização de ensino, um aprendizado na prática”, ressalta.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
