Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2016 | Horário: 18:06
Compartilhe:

‘Odonto Bebê’ atende gestantes da região Norte

Projeto dá atenção à saúde integral da mulher durante e após a gestação. Contribui ainda para a formação do bebê

Por Danielle Lobato

O cuidado integral à saúde das gestantes é essencial. Tanto durante a gestação quanto depois dela. Com o projeto “Odonto Bebê”, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Santa Maria, conta com o auxílio de uma equipe com médicos qualificados, que se reúnem em grupos para prestar orientação às gestantes. Os temas vão desde a importância do aleitamento materno até o uso de bicos corretos de chupetas e mamadeiras. A unidade oferece acompanhamento odontológico durante toda gestação, além de avaliação, orientação e tratamento odontológico a todas as crianças de zero a dois anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Frisa ainda que o desmame precoce pode levar à ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala, ocasionar má-oclusão dentária, respiração bucal e alteração motora-oral.

Tudo começa com a formação, pela equipe médica da UBS, de um grupo mensal baseado na lista dos cadastros realizados na unidade pela Rede Mãe Paulista. Nas reuniões, a lista é atualizada e os convites são entregues aos agentes comunitários, responsáveis pela entrega destes às gestantes. Os temas abordados são sempre diferentes e atrativos: saúde bucal, aleitamento materno, álcool e drogas, tabagismo e etilismo, shantala etc.

Como participar

Todos os dias, a UBS Vila Santa Maria está aberta às mulheres que desejam fazer o teste de gravidez. Caso o resultado seja positivo, imediatamente a gestante é encaminhada para se integrar ao “Odonto bebê” durante e após a gravidez. A equipe é formada pela cirurgiã- dentista Maria Paula Auad de Carvalho; Claúdia Rodrigues Pereira dos Santos, técnica em Saúde Bucal e pela auxiliar de Saúde bucal Suzana Ayako Yoshimura.

“Segundo as próprias mães e gestantes, o resultado do projeto tem sido satisfatório. Terminados os grupos, as gestantes que ainda não realizaram avaliação odontológica são convidadas a realizá-la. Constatada a necessidade de tratamento, elas recebem agendamento imediato, saindo da unidade com a data da próxima consulta marcada. Desta maneira conseguimos remover possíveis focos infecciosos e realizar profilaxia bucal e técnica de escovação individual supervisionada”, afirma Suzana.

Em março de 2014, o projeto “Odonto Bebê” foi apresentado na IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica, em Brasília. Na ocasião foi abordada a importância do projeto na unidade, além da meta de acompanhamento atingida pela equipe em 2013, quando foram atendidas 100% das cadastradas com gestação de alto risco.

collections
Galeria de imagens