Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016 | Horário: 15:41
Compartilhe:

SUVIS São Miguel conquista prêmio internacional

World Rabies Day MSD Awards reconhece ações de erradicação da raiva no mundo

 

Houve "cãominhada" com premiação dos 200 cães cadastrados

 

 

Fotos e texto: Pablo Bruno

Na ultima quarta-feira (28), a equipe da Supervisão de Vigilância em saúde (SUVIS) São Miguel recebeu o certificado World Rabies Day MSD Awards. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho da SUVIS São Miguel de prevenção à raiva. Na competição, realizada pelas instituições Global Allience For Rabies Control e MSD Animal Health, a experiência da SUVIS São Miguel concorreu com outras 48 organizações, ficando entre as três organizações finalistas. O prêmio, no valor de 1.200 dólares, ficou com a fundação americana Zach Jones Memorial, que também desenvolve trabalho na prevenção contra a raiva.

O certificado foi conquistado pela iniciativa da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) São Miguel, ao realizar uma ação contra a raiva em 28 de setembro, Dia Mundial de Luta contra a Raiva. O evento, “Suvis e você – Conhecendo as ações da SUVIS no território”, que reuniu mais de 250 pessoas, no Parque Linear – Unidade de Lazer Engenheiro Antônio Arnaldo de Queiroz e Silva -, mostrou à população o trabalho realizado pela Vigilância e alertou sobre a raiva.

Palestras educativas sobre a raiva e boas práticas de manipulação de alimentos, além de atividades lúdicas para as crianças, também fizeram parte da programação. Houve ainda uma “Cãominhada”, com premiação dos 200 cães cadastrados.

O evento - que contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) -, foi organizado por formandos do curso técnico em Vigilância em Saúde da Escola Municipal de Saúde Regional Leste I, agentes de endemias que atuam na SUVIS São Miguel. Faz parte do trabalho de conclusão do curso técnico que os agentes de endemias estão concluindo. A grade curricular está direcionada a capacitar o aluno a planejar, inspecionar e detectar situações de risco em aeroportos, fronteiras, portos e estabelecimentos convencionais, além de atuar no controle do fluxo de pessoas, animais e epidemias.

Conheça a doença

A raiva é uma doença transmissível, de evolução rápida, causada pelo parasita lyssavirus, que se aloja no organismo do animal. É transmitida pela mordida, arranhão e lambida de cães, gatos ou morcegos infectados. Os sintomas se assemelham à gripe, mas, à medida que evoluem, atingem o sistema nervoso central, causando encefalopatia e a morte. Desde 1981 não há registro de caso de Raiva Humana no Município.

Previna-se

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:
• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos.
• Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão.
• Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima.
• Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita que o contato com morcegos.

 

collections
Galeria de imagens