Secretaria Municipal da Saúde
UBS Vila Nova Jaguaré se une ao PAVS em apitaço contra o Aedes Aegypti em comunidade da zona Oeste
O apitaço percorreu o caminho entre a UBS e a comunidade de Dracena
Por Karina Mendes
Foi realizado nessa sexta-feira (3), na comunidade de Dracena, localizada no bairro da Vila Nova Jaguaré, um apitaço contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. A ação foi promovida em conjunto pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova Jaguaré e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).
A caminhada chamou a atenção da população e levou às ruas a equipe da UBS, do PAVS e teve a participação da coordenadora regional de saúde Oeste, Lucia de Fatima Luna Mota, da assessora técnica da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) Maria Rosália Martins Silva, da interlocutora de saúde da CRS Oeste, Diva Maria Moreno, da supervisora técnica de saúde de Lapa/Pinheiros, Valéria Franzese, do prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Fernandes e do grupo de teatro do Jaguaré, “Projeto Palco”, que fantasiou um de seus componentes de Aedes Aegypti.
A comunidade que fica entre a esquina da Avenida Dracena com a Marginal Pinheiros trata-se de uma área vulnerável ao mosquito por conter edifícios em construção invadidos, residências improvisadas, além de uma comunidade constituída por barracos com esgoto a céu aberto e grande quantidade de acúmulo de lixo.
Durante a passeata foram cantadas músicas alusivas à prevenção do mosquito, além da abordagem de moradores para orientações e distribuição de panfletos. A prefeitura regional da Lapa forneceu uma equipe de operação cata-bagulho que fez a limpeza de materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal entre outros materiais que possam reter água da chuva possibilitando a proliferação do mosquito.
“O fato de estarmos realizando uma ação em conjunto com a saúde e a prefeitura regional chama a atenção da população. Essa mobilização servirá de conscientização pro território, é isso que queremos”, disse a gestora local do PAVS da Lapa, Deborah Monnerat.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
