Secretaria Municipal da Saúde
Alessandra devolve sorrisos aos pacientes do Consultório na Rua
Os serviços de saúde bucal prestados na rede municipal de saúde extrapolam as portas das unidades por meio do Consultório na Rua, estratégia de assistência básica para a população em situação de vulnerabilidade.
O tratamento odontológico é um caminho para restaurar a dignidade e a autoestima, segundo a dentista Alessandra Grotteria, de 48 anos de idade. Lotada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pari, ela atende pessoas em situação de rua na capital.
No início da carreira, ela trabalhou em clínicas particulares, mas sempre desejou se voluntariar para projetos sociais, ajudar a população vivendo nas ruas. Em 2013, um câncer de intestino a fez sentir essa necessidade de crescer. Desde então, trabalha para a prefeitura. “Os pacientes chegam frágeis emocionalmente por conta da aparência. Muitas vezes, eles contam que não conseguem emprego pela falta dos dentes, causada sobretudo pela ausência ou deficiência na higiene bucal, e, em alguns casos, pelo uso de drogas. É um trabalho por meio do qual posso oferecer oportunidades a essas pessoas”, relata.

Alessandra (à direita) em campo com profissional do Consultório na Rua (Foto: Acervo Pessoal)
Os serviços prestados nas UBSs vão desde avaliações para triagem de risco aos agravos em saúde bucal, tratamento odontológico e ações educativas. Ações promovidas no território, em centros de acolhida e de convivência ensinam sobre prevenção, escovação correta e incluem a distribuição de kits.
Tudo isso faz parte do dia a dia profissional. “Finalizando um dos atendimentos, entreguei uma prótese para um paciente e ele me disse ‘Alessandra, você não pode mudar o mundo, mas o meu você mudou’. Isso me marcou, e todas as vezes que me perguntam sobre o meu trabalho, conto essa história”, relembra.

A dentista durante atendimento dentro da UBS (Foto: Acervo Pessoal)
A escolha pela profissão foi inspirada no dentista que atendia a família dela desde a infância. A irmã mais velha, Valéria, também optou pela odontologia e a caçula Silvana é médica. A filha, Gabriela, de 23 anos de idade, já admira a carreira da mãe. A herança que Alessandra constrói diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) é a realização de um propósito. “Quando eu ajudo um paciente a voltar a sorrir, impacto positivamente a vida dele. Com isso, as relações sociais e a saúde mental também melhoram”, afirma.
.jpeg)
A equipe da UBS Pari, onde Alessandra trabalha (Foto: Acervo Pessoal)
Q+
Quando não está em missão para devolver a alegria das pessoas que atende pelo Consultório na Rua, a dentista gosta de dançar. Durante toda a semana, ela frequenta aulas de todos os ritmos, o que para ela é uma “terapia alternativa”.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
