Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus recebe certificação nacional de excelência em gestão
Após auditoria que avaliou processos e resultados, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus acaba de obter a certificação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), atingindo o grau máximo de reconhecimento pela excelência dos serviços prestados. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, o hospital é referência no atendimento de crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos de idade, acometidos pela fissura labiopalatina, síndrome do intestino curto (SIC) e patologias graves do fígado.
Para a garantia da certificação, foram avaliados diversos fatores que incluem desde critérios de segurança, gestão integrada dos processos, melhoria contínua e maturidade institucional. A avaliação é detalhada. Comandada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) composta por equipe de avaliadores, verifica o cumprimento rigoroso de padrões que a certificação exige.
“A certificação veio chancelar o que já sabíamos: o Hospital Menino Jesus é uma referência de qualidade em atendimento para crianças e adolescentes que nos enche de orgulho. A ideia é manter esse nível de atendimento, para oferecer sempre o melhor à população de São Paulo”, pontua o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
“Participar das avaliações de acreditação transforma não só os processos, mas nos torna mais unidos em torno de um mesmo propósito. A consolidação das boas práticas e a gestão de excelência, com foco no paciente, é o que nos estimula a ser sempre melhores”, afirma o superintendente médico da unidade, Antonio Carlos Madeira de Arruda.
Neste ano, até 30 de junho, o hospital realizou 23.633 consultas no pronto-socorro, com média mensal de 3,9 mil consultas. No ambulatório, no mesmo período, foram realizadas 36.085 consultas, com uma média mensal de mais de 6 mil consultas.
Assistência qualificada
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A ONA tem seu modelo de avaliação reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (ISQua), parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo dividida em três níveis de certificação.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk