Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 | Horário: 12:20
Compartilhe:

Prêmio Cidade de São Paulo reconhece gestão do Hospital e Maternidade Mário Degni

Diretora da unidade, a médica ginecologista Greice Chetta de Klerk, esteve entre os homenageados dessa edição
A imagem mostra duas pessoas posando para uma foto em um evento solene, aparentemente em uma cerimônia oficial na cidade de São Paulo.  À esquerda, há um homem vestindo terno escuro e camisa branca, sorrindo para a câmera. À direita, há uma mulher com cabelo claro preso, usando óculos e um vestido azul, também sorridente. Ela usa no pescoço uma medalha com fita tricolor, indicando que recebeu uma homenagem ou premiação.  Ambos seguram um certificado emoldurado, no qual é possível ler “Certificado” e “Prêmio Cidade de São Paulo”, concedido pela Prefeitura. O documento indica que se trata de uma homenagem oficial.  Ao fundo, vê-se um palco com cadeiras organizadas, além de um telão com os dizeres “Cidade de São Paulo” e o brasão da prefeitura, reforçando o contexto institucional do evento.  A cena transmite um clima de reconhecimento, celebração e prestígio, típico de uma cerimônia de premiação pública.

O secretário da Saúde Luiz Carlos Zamarco com a médica Greice Chetta de Klerk durante a cerimônia de entrega do prêmio (Acervo/SMS)

O Prêmio Cidade de São Paulo, concedido anualmente pela prefeitura, homenageou a diretora do hospital e maternidade Professor Mário Degni, a médica ginecologista e obstetra Greice Chetta de Klerk. A unidade foi apontada como um dos 100 melhores hospitais públicos do país em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs). Situado na zona oeste de cidade, é referência na assistência à gestação de alto risco e atendimento a vítimas de violência sexual.

A cerimônia, na noite de quarta-feira (28), no Theatro Municipal, região central da cidade, fez parte das comemorações dos 472 anos da capital paulista. Ao todo, 22 personalidades, empresas e instituições foram homenageadas por contribuições para tornar a cidade mais justa, bonita e solidária. “Quero agradecer aos homenageados por todos esses anos de contribuição com o desenvolvimento da maior cidade da América Latina. Parabenizo a todos pelo trabalho sensacional que fazem”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A diretora do Mário Degni destacou a trajetória no serviço público. “É uma honra imensa receber esse reconhecimento tão importante. São 32 anos de dedicação como funcionária pública. Como médica e gestora, minha meta sempre foi a humanização. Ninguém faz gestão sozinho, e foi nessa missão que aprendi ouvindo com empatia”, disse.

Segundo a médica, o investimento em novas tecnologias aliado ao preparo das equipes, assim como o trabalho integrado impactam positivamente a saúde da população paulistana e fazem a diferença na qualidade da assistência prestada pela rede municipal.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a Saúde é contemplada na premiação. Em 2025, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Maria Sabino Fonseca, esteve entre os 19 homenageados na premiação, em reconhecimento aos 20 anos de dedicação à gestão.

Sobre o Prêmio Cidade de São Paulo
Criada em dezembro de 2009, a homenagem recebeu inicialmente o nome de “Medalha 25 de Janeiro”. Em 2017, passou a se chamar “Prêmio Cidade de São Paulo”, conforme o decreto nº 57.908 daquele ano.

Sobre o Hospital Mário Degni
O hospital e maternidade professor Mário Degni oferece atendimento de média complexidade em nível ambulatorial e hospitalar, dispõe de pronto-socorro geral e ginecológico-obstétrico, unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico e serviços de apoio diagnóstico, como ultrassonografia, radiologia, ecocardiograma e laboratório de análises clínicas.

Em 2025, a unidade registrou 6.529 internações, realizou mais de 308 mil procedimentos e contabilizou 20.132 atendimentos ambulatoriais. No pronto-socorro, foram 25.457 atendimentos, além de 2.258 cirurgias, 2.568 partos e 251.065 exames diagnósticos. Essa produtividade aumentou em 44%, desde 2019. Houve redução de 20% na média de permanência hospitalar e aumento de 46,8% de renovação de leitos.

Desde 2003, a instituição é credenciada como Hospital Amigo da Criança, certificação concedida pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) às maternidades que promovem o aleitamento materno e cuidado humanizado.

collections
Galeria de imagens