Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura de SP promove mutirão de atendimento oftalmológico nos Centros de Educação e Cultura Indígena da capital

A partir desta segunda-feira (20) os Centros de Educação e Cultura Indígenas (Cecis) Jaraguá, Tenondé Porã e Krukutu recebem atendimento oftalmológico especializado promovido pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para pessoas de toda a comunidade das aldeias a partir de 6 anos. A iniciativa foi organizada após diálogo com as lideranças dos territórios. Para participar é necessário comparecer na data com documento de identidade e número do cartão SUS.
Os três Cecis, nas aldeias Tekoa Pyau (Jaraguá), Krukutu e Tenonde Porã (Parelheiros), visam contribuir para o fortalecimento cultural das aldeias, por meio de promoção de atividades culturais e educativas à comunidade.
Os atendimentos acontecem no Ceci Jaraguá nos dias 20 a 22 de janeiro, no Ceci Krukutu nos dias 27 e 28 de janeiro e no Ceci Tenondé Porã nos dias 29 a 31 de janeiro, das 8h às 17h. As pessoas passarão por uma série de exames para avaliar a situação de sua saúde ocular e, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos, terão a oportunidade de escolher sua própria armação para ser contemplada com um óculos de acordo com a sua necessidade. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, é realizado um encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do território.
A iniciativa é uma parceria entre as duas pastas e o Instituto Juntos pela Visão, que reúne o Instituto Suel Abujamra (ISA), a organização Renovatio e o Instituto Verter.
Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia
Os estudantes da Rede Municipal também contam com atendimento oftalmológico garantido através do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia realizado em conjunto entre a SME, a SMS e o Instituto Juntos pela Visão, com avaliação, exame, entrega de óculois e encaminhamento para a rede municipal de saúde, em caso de necessidade.
O Programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico sem custo para crianças e adolescentes, incluindo óculos, se necessário, e, para os casos mais urgentes, atendimento hospitalar e cirurgia. Além de evitar o diagnóstico oftalmológico tardio de doenças, reduzir a evasão escolar. Em 2024 foram mais 141 mil estudantes atendidos em 560 escolas e 27 mil óculos entregues. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs).
Neste ano os atendimentos do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia serão retomados no dia 10 de fevereiro. As famílias podem procurar a secretaria da escola para consultar o calendário de atendimentos na unidade. Também é fundamental que os pais ou responsáveis estejam atentos para assinar as autorizações dos estudantes para participarem dos atendimentos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk