Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Prefeitura de SP promove mutirão de atendimento oftalmológico nos Centros de Educação e Cultura Indígena da capital

Atendimento será voltado para pessoas de todas as idades a partir de 6 anos
A imagem mostra uma criança realizando um exame ocular utilizando um aparelho. Uma pessoa segura o equipamento, que está capturando uma imagem do fundo do olho da criança. Na tela do dispositivo, é possível ver a retina com detalhes, indicando que o exame está em andamento. A criança cobre um dos olhos com a mão enquanto o outro está sendo examinado. Ao fundo, há um mapa mundi colorido.

A partir desta segunda-feira (20) os Centros de Educação e Cultura Indígenas (Cecis) Jaraguá, Tenondé Porã e Krukutu recebem atendimento oftalmológico especializado promovido pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para pessoas de toda a comunidade das aldeias a partir de 6 anos. A iniciativa foi organizada após diálogo com as lideranças dos territórios. Para participar é necessário comparecer na data com documento de identidade e número do cartão SUS.

Os três Cecis, nas aldeias Tekoa Pyau (Jaraguá), Krukutu e Tenonde Porã (Parelheiros), visam contribuir para o fortalecimento cultural das aldeias, por meio de promoção de atividades culturais e educativas à comunidade.  

Os atendimentos acontecem no Ceci Jaraguá nos dias 20 a 22 de janeiro, no Ceci Krukutu nos dias 27 e 28 de janeiro e no Ceci Tenondé Porã nos dias 29 a 31 de janeiro, das 8h às 17h. As pessoas passarão por uma série de exames para avaliar a situação de sua saúde ocular e, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos, terão a oportunidade de escolher sua própria armação para ser contemplada com um óculos de acordo com a sua necessidade. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, é realizado um encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do território. 

A iniciativa é uma parceria entre as duas pastas e o Instituto Juntos pela Visão, que reúne o Instituto Suel Abujamra (ISA), a organização Renovatio e o Instituto Verter.

Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia 
Os estudantes da Rede Municipal também contam com atendimento oftalmológico garantido através do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia realizado em conjunto entre a SME, a SMS e o Instituto Juntos pela Visão, com avaliação, exame, entrega de óculois e encaminhamento para a rede municipal de saúde, em caso de necessidade. 

O Programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico sem custo para crianças e adolescentes, incluindo óculos, se necessário, e, para os casos mais urgentes, atendimento hospitalar e cirurgia. Além de evitar o diagnóstico oftalmológico tardio de doenças, reduzir a evasão escolar. Em 2024 foram mais 141 mil estudantes atendidos em 560 escolas e 27 mil óculos entregues. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs) e  Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs).

Neste ano os atendimentos do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia serão retomados no dia 10 de fevereiro. As famílias podem procurar a secretaria da escola para consultar o calendário de atendimentos na unidade. Também é fundamental que os pais ou responsáveis estejam atentos para assinar as autorizações dos estudantes para participarem dos atendimentos. 

collections
Galeria de imagens