Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Saúde itinerante: CTA da Cidade atende população na região central da capital

Com exames rápidos para ISTs, início imediato do tratamento e distribuição de insumos, a ação busca reduzir barreiras de acesso ao SUS para pessoas em situação de maior vulnerabilidade

Nesta quinta (14) e sexta (15), o Largo do Arouche, localizado na região central, recebe a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA da Cidade). O serviço, oferecido pela Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como foco ampliar o acesso à saúde, especialmente para as populações em situação de maior vulnerabilidade.


A iniciativa busca reduzir barreiras de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), levando uma estrutura completa de atendimento diretamente a locais estratégicos, em dias e horários alternativos. O objetivo é facilitar o diagnóstico e o início do tratamento para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), promovendo cuidado integral e acessível.


Com estrutura robusta, a unidade oferece testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de exames para clamídia e gonorreia. Pessoas que testarem positivo para HIV já podem retirar a primeira dose da terapia antirretroviral (Tarv) no local e iniciar o acompanhamento conforme os protocolos do SUS.

 

O CTA da Cidade também possibilita o início das profilaxias PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição), além da distribuição gratuita de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV. A unidade conta ainda com triagem, coleta de exames e laboratório próprio, oferecendo atendimento completo e seguro, semelhante ao das unidades fixas da Rede Municipal Especializada (RME).


SERVIÇO — CTA da Cidade
O quê: Testagem rápida para HIV e sífilis; exames para hepatites B e C, clamídia e gonorreia; cadastro para PrEP e PEP; distribuição gratuita de preservativos (interno e externo), gel lubrificante e autoteste de HIV.

Data: Quinta e Sexta-feira 14 e 15/08
Horário: das 17h às 22h
Onde: LARGO DO AROUCHE (Centro)

Saiba mais sobre ISTs na página da Coordenadoria de IST/Aids.
 

collections
Galeria de imagens