Secretaria Municipal da Saúde
Saiba onde doar leite humano na rede municipal de Saúde

Na rotina do Banco de Leite, a esterilização dos frascos é uma etapa fundamental. Cada recipiente é rigorosamente higienizado e embalado para garantir que o leite doado chegue aos bebês da UTI Neonatal (Acervo/ Ascom)
O leite materno salva vidas. As mulheres que amamentam e têm a possibilidade de doar leite materno aos bancos de leite humano podem contribuir para a saúde de 95% dos bebês recém-nascidos, com baixo peso ou prematuros, internados nas Unidades Neonatais dos hospitais públicos da cidade de São Paulo e não podem ser amamentados pela própria mãe.
Isso porque o leite humano possui uma composição nutricional balanceada, sendo considerado um alimento completo para atender às necessidades do bebê durante os seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de suplementação de água ou qualquer outro alimento nesse período. Por ser uma fonte de nutrientes e anticorpos que ajudam prevenir doenças e promover o desenvolvimento saudável do recém-nascido.
O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ela engloba as ações de coleta, processamento e distribuição para os bebês.
Quem pode doar
Qualquer mulher saudável que já amamenta e não usa nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação pode doar leite. A mulher que tiver interesse em doar recebe do banco de leite uma rotina de procedimentos para a coleta adequada do leite. Antes da doação é feito um exame de sorologia e sangue. É exigido o uso de máscara, touca e mãos sempre limpas durante a coleta.
Onde doar na rede municipal
Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade: o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), além do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte.
Além disso, o município possui um posto de coleta no Hospital Municipal Tide Setúbal (São Miguel Paulista, zona leste), que colabora para abastecer as unidades neonatais em toda a cidade.
Brasil lidera ranking com o maior número de bancos de leite
A rede brasileira de bancos de leite humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. É reconhecida internacionalmente e considerada a maior e mais bem estruturada do mundo.
Hoje, existem 238 bancos de leite e 257 postos de coletas espalhados pelo Brasil. É possível encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136. Os endereços em todo o país também podem ser consultados pelo portal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), ligada ao Ministério da Saúde (MS).
Confira aqui os BLH e postos de coleta /rBLH Brasil
Veja quais são os bancos de leite humano da rede municipal:
Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha
Av. Dep. Emílio Carlos, 3.100 - Vila Nova Cachoeirinha - Telefone: (11) 3986-1011
Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo)
Estrada de Itapecerica, 1.661 - Telefone: (11) 5178-2509
Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo)
Alameda Rodrigo de Brum, 1.989 - Ermelino Matarazzo - Telefone: (11) 3394-8046/8153
Posto de coleta de leite humano do H.M Tide Setúbal
Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123, São Miguel Paulista - Telefone: (11) 3394-8779
Você também pode encontrar o banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
