Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Saiba onde doar leite humano na rede municipal de Saúde

Os três de bancos de leite da capital estão preparados para coletar, armazenar e distribuir o leite materno que é destinado a bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pela própria mãe
Uma mulher de pele clara e cabelos escuros presos em um coque está no centro da imagem, segurando pacotes cilíndricos envoltos em papel cirúrgico verde (papel grau cirúrgico) são, muito provavelmente, frascos de vidro para armazenamento de leite que passaram pelo processo de esterilização em autoclave.

Na rotina do Banco de Leite, a esterilização dos frascos é uma etapa fundamental. Cada recipiente é rigorosamente higienizado e embalado para garantir que o leite doado chegue aos bebês da UTI Neonatal (Acervo/ Ascom)

O leite materno salva vidas. As mulheres que amamentam e têm a possibilidade de doar leite materno aos bancos de leite humano podem contribuir para a saúde de 95% dos bebês recém-nascidos, com baixo peso ou prematuros, internados nas Unidades Neonatais dos hospitais públicos da cidade de São Paulo e não podem ser amamentados pela própria mãe.

Isso porque o leite humano possui uma composição nutricional balanceada, sendo considerado um alimento completo para atender às necessidades do bebê durante os seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de suplementação de água ou qualquer outro alimento nesse período. Por ser uma fonte de nutrientes e anticorpos que ajudam prevenir doenças e promover o desenvolvimento saudável do recém-nascido.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ela engloba as ações de coleta, processamento e distribuição para os bebês.

Quem pode doar

Qualquer mulher saudável que já amamenta e não usa nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação pode doar leite. A mulher que tiver interesse em doar recebe do banco de leite uma rotina de procedimentos para a coleta adequada do leite. Antes da doação é feito um exame de sorologia e sangue. É exigido o uso de máscara, touca e mãos sempre limpas durante a coleta.

Onde doar na rede municipal

Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade: o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), além do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte.

Além disso, o município possui um posto de coleta no Hospital Municipal Tide Setúbal (São Miguel Paulista, zona leste), que colabora para abastecer as unidades neonatais em toda a cidade.

Brasil lidera ranking com o maior número de bancos de leite

A rede brasileira de bancos de leite humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. É reconhecida internacionalmente e considerada a maior e mais bem estruturada do mundo.

Hoje, existem 238 bancos de leite e 257 postos de coletas espalhados pelo Brasil. É possível encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136. Os endereços em todo o país também podem ser consultados pelo portal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), ligada ao Ministério da Saúde (MS).

Confira aqui os BLH e postos de coleta /rBLH Brasil

Veja quais são os bancos de leite humano da rede municipal:

Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha

Av. Dep. Emílio Carlos, 3.100 - Vila Nova Cachoeirinha - Telefone: (11) 3986-1011

 

Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo)

Estrada de Itapecerica, 1.661 - Telefone: (11) 5178-2509

 

Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo)

Alameda Rodrigo de Brum, 1.989 - Ermelino Matarazzo - Telefone: (11) 3394-8046/8153

 

Posto de coleta de leite humano do H.M Tide Setúbal 

Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123, São Miguel Paulista - Telefone: (11) 3394-8779

Você também pode encontrar o banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136.

collections
Galeria de imagens