Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria Municipal da Saúde promove evento de encerramento das oficinas dos NUVIS-AB do primeiro semestre de 2025

Na terça-feira, dia 1 de junho, a Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realizou o evento de encerramento das oficinas do dos Núcleos de Vigilância em Saúde da Atenção Básica (NUVIS-AB) do município de São Paulo, no primeiro semestre de 2025. O encontro realizado no auditório da SMS contou com a presença de mais de 100 gestores/ apoiadores dos NUVIS-AB dos CRS, DRVS, STS, UVIS e OSS da cidade de SP.
Durante o encontro, Patrício G. Moreira e Mônica M. Hosaka do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) proferiram a palestra: “Diagnóstico Socioambiental do PAVS na Plataforma do GeoSampa”; e Maria Teresa S. de Andrade e Yiu Takabayashi, respectivamente, do CeInfo regional da CRS Oeste e Norte falaram sobre “Dados e indicadores para o nível local”. Além das apresentações, o evento também promoveu discussões sobre as Oficinas realizadas com os Núcleos, durante os meses de maio e junho.
Durante esses dois meses, foram 28 oficinas, uma por STS/UVIS, com a participação de 1.100 profissionais integrantes dos Núcleos de Vigilância em Saúde (NUVIS-AB), gerentes das UBS, representantes de CRS, DRVS, STS, UVIS e OSS. Os participantes puderam debater aspectos relacionados ao processo de trabalho dos Núcleos, nesses dois últimos anos, quais são os desafios e potencialidades já evidenciadas. Foram discussões bastante ricas, baseadas em 5 eixos: 1- A equipe NUVIS-AB na UBS; 2- As reuniões; 3- O uso da epidemiologia como ferramenta de gestão pelo NUVIS-AB; 4- O fluxo de Notificação Compulsória; 5- A comunicação interna de informações de Vigilância em Saúde nas Unidades.
Além dessas reuniões, entre janeiro e fevereiro foram realizadas mais de 30 visitas nas reuniões dos NUVIS-AB nas UBS de todas as regiões da cidade de São Paulo. Essas participações trouxeram muitas potencialidades e ferramentas desenvolvidas pelas equipes de cada região que visam a melhoria no processo de trabalho dos núcleos. Para compartilhar as experiencias e finalizar esse ciclo de visitas, foi realizada reunião na SMS com os gestores/apoiadores dos NUVIS-AB nos territórios, no dia 10 de março.
Sobre os Núcleos de Vigilância em Saúde das UBS (NUVIS-AB) de São Paulo
A implantação dos NUVIS-AB nas UBS e Centros de Saúde do município de São Paulo foi instituída pela Portaria SMS.G nº741/22. A meta de 100% estava prevista para 2025, mas foi antecipadamente alcançada no início de 2023.
As premissas básicas do trabalho dos NUVIS-AB têm sido: basear-se no conceito ampliado de vigilância em Saúde, direcionando o olhar para promoção, prevenção e controle de riscos e constituir um grupo multiprofissional, ampliando a participação de diferentes categorias profissionais neste processo na UBS.
O projeto foi finalista do Premia Sampa 2024, na categoria Larga Escala, levando o segundo lugar, dentre trabalhos de várias Secretarias. O Premia Sampa é o prêmio bienal de inovação pública da cidade de São Paulo, que avalia projetos inscritos por meio de três etapas distintas, sendo a Comissão Julgadora responsável pela terceira fase e pela escolha final dos vencedores da edição.
Veja abaixo algumas fotos das Oficinas de maio/junho:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk