Subprefeitura

Terça-feira, 23 de Junho de 2026 | Horário: 14:09
Compartilhe:

Subprefeitura Sé intensifica fiscalização de veículos em situação de abandono

Cerca de 60% dos veículos são retirados da via pública pelos próprios proprietários

Na cidade de São Paulo, estacionar em via pública é simples e possui poucas regras: o veículo deve permanecer no sentido do fluxo da via, a no máximo 50 cm da guia, respeitando guias rebaixadas e a distância mínima das esquinas.

O problema ocorre quando a permanência deixa de caracterizar estacionamento regular e passa a configurar abandono. Atualmente, São Paulo enfrenta situações de abandono de veículos que, muitas vezes, estão associadas à descaracterização dos bens, à ausência de vagas em garagens e à redução de custos com manutenção e armazenamento.

Veículo guinchado na região de Santa Cecília. Crédito: Subprefeitura Sé.

Além de prejudicar a paisagem urbana, veículos abandonados podem se tornar focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos. O acúmulo de lixo sob e ao redor desses veículos também representa riscos à saúde pública e compromete a utilização adequada dos espaços públicos.

Visando à melhoria da qualidade de vida na região central, a Subprefeitura Sé intensificou as ações de fiscalização de veículos em situação de abandono. No último mês, foram realizadas mais de 50 notificações e 18 remoções. Dos proprietários notificados, cerca de 60% atenderam à solicitação e retiraram voluntariamente seus veículos da via pública.

São considerados em situação de abandono os veículos estacionados por mais de cinco dias no mesmo local e que apresentem sinais visíveis de degradação.

Os levantamentos apontam áreas com maior concentração de carcaças e veículos abandonados, norteando os trabalhos das equipes e permitindo ações mais direcionadas. A atuação contínua da Subprefeitura Sé reforça o compromisso com a zeladoria urbana, a segurança da população e a preservação.

collections
Galeria de imagens