Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Ação de inteligência da GCM apoia Polícia Civil em operação para desarticular quadrilha de roubo de celulares
A Divisão de Inteligência da Guarda Civil Metropolitana (GCM) contribuiu com informações estratégicas para a prisão de três suspeitos e execução dos mandados judiciais da Operação Mobile Strike, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (4) para desarticular uma organização criminosa especializada na receptação qualificada de aparelhos celulares roubados e furtados.
A ação resultou ainda na apreensão de 15 celulares com indícios de origem criminosa, desarticulando parte de uma rede de receptação de aparelhos furtados e roubados.
As equipes da GCM realizaram técnicas operacionais de inteligência, como observação, vigilância, acompanhamento de suspeitos e coleta de informações. O trabalho concentrou-se exclusivamente na capital paulista e forneceu subsídios estratégicos fundamentais para o cumprimento dos 12 mandados judiciais da operação.
Ao todo, participaram da ofensiva 27 guardas civis metropolitanos e 110 policiais civis. Dois dos detidos foram flagrados com celulares produto de crime e autuados em flagrante. Todo o material apreendido foi encaminhado à sede do DEIC, que conduz as investigações.
De acordo com a Polícia Civil, a Móbile Strike faz parte de uma ofensiva mais ampla para desarticular organizações criminosas especializadas na receptação e revenda de celulares, um mercado ilegal que movimentava de 20 a 30 aparelhos por dia e abastecia o comércio clandestino, inclusive com remessas ao exterior.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e da Guarda Civil Metropolitana, reforça com essa atuação o compromisso de integrar esforços com o Estado no combate à criminalidade, utilizando inteligência e investigação para coibir delitos que impactam diretamente a segurança urbana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
