Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Câmeras do Smart Sampa ajudam a identificar autor de ataque a ônibus
Imagens captadas por câmeras do programa Smart Sampa ajudaram a identificar um homem que atirou uma pedra contra o para-brisa de um ônibus na tarde de quinta-feira (24), na Avenida Cupecê, Zona Sul da capital. O material, obtido pelo maior sistema de monitoramento da América Latina, foi encaminhado à Polícia Civil, que localizou o autor nesta sexta-feira (25) e o conduziu ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
No vídeo, é possível observar o rapaz chegando à avenida, correndo para pegar uma pedra e depois atirá-la contra o veículo. Em seguida, as câmeras o flagram deixando o local às pressas.
Como resposta aos recentes ataques a ônibus, a Prefeitura de São Paulo reforçou, nesta sexta-feira (25), a segurança no transporte público municipal. Um efetivo de 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) passou a atuar dentro dos coletivos em regiões com maior número de ocorrências. Os guardas também prestam apoio nas saídas das garagens e ao longo do trajeto das linhas, que, por motivos estratégicos, não serão divulgadas. O uso de policiais da Operação Delegada para esse tipo de ação está em discussão com a Polícia Militar.
A Prefeitura destaca que a GCM já realiza patrulhamento reforçado nos trechos com mais registros de vandalismo, com 50 viaturas dedicadas exclusivamente às rondas nesses locais. A Polícia Militar também ampliou o policiamento em vias consideradas estratégicas.
De acordo com o Prisômetro, equipamento que atualiza os dados em tempo real, até esta sexta-feira (25), o programa Smart Sampa já possibilitou a captura de 1.541 foragidos da Justiça pela Guarda Civil Metropolitana desde novembro de 2024. Somente em 2025, a tecnologia já resultou em 1.221 prisões, sendo 180 apenas neste mês de julho.
O sistema de monitoramento inteligente conta com mais de 31 mil câmeras com inteligência artificial distribuídas em pontos estratégicos da cidade, 20 mil próprias e o restante integrado a sistemas de terceiros.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o programa representa um avanço nas ações preventivas e na resposta rápida a ocorrências. A Central de Monitoramento, instalada no Centro Histórico da capital, funciona 24 horas por dia com uma equipe de cerca de 250 agentes da GCM e da Defesa Civil Municipal.
O Smart Sampa também tem auxiliado investigações da Polícia Civil por meio da tecnologia de reconhecimento facial. Entre novembro de 2024 e junho de 2025, foram atendidos 432 ofícios relacionados a inquéritos policiais, com fornecimento de imagens e informações. Em 275 desses casos, as imagens fornecidas foram essenciais para o andamento das investigações.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk