Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Terça-feira, 2 de Setembro de 2025 | Horário: 11:38
Compartilhe:

Condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso em unidade de saúde com auxílio das câmeras do Smart Sampa

Homem foi identificado em São Miguel Paulista; é a segunda prisão do tipo em menos de uma semana e sem prejuízo ao atendimento médico

O sistema de monitoramento inteligente Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, auxiliou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) a localizar e prender mais um condenado que estava foragido da Justiça. Thiago Santos Viturino, sentenciado a 12 anos de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável, foi detido nesta segunda-feira (1º) no Centro de Referência de Dor Crônica de São Miguel Paulista, na Zona Leste.

Esta foi a segunda prisão, em menos de uma semana, de um condenado por estupro de vulnerável identificado pelas câmeras do Smart Sampa em unidades de saúde da capital. Na terça-feira passada (26), Claudinei Falconi, de 70 anos, que estava foragido desde 2019, foi capturado no Hospital Dia Vila Guilherme, na Zona Norte.

 

Na ação desta segunda, o criminoso foi reconhecido assim que entrou na unidade. O sistema emitiu alerta imediato à GCM, que enviou uma equipe ao local. As imagens mostram os agentes chegando poucos minutos depois e conduzindo o homem detido, sem impacto no atendimento aos pacientes. Ele foi levado ao 63º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.

A condenação de Viturino foi expedida pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Regional de São Miguel Paulista. O crime está previsto no artigo 217-A do Código Penal, que tipifica o estupro de vulnerável como conjunção carnal ou ato libidinoso contra menores de 14 anos, com penas que variam de 8 a 15 anos de prisão, podendo ser ampliadas em casos de lesão grave ou morte.

Desde sua implantação, o Smart Sampa já contribuiu para a captura de 1.753 foragidos – sendo 1.436 apenas em 2025 – além de 3.168 prisões em flagrante, incluindo casos envolvendo veículos. O sistema também auxiliou na localização de 86 pessoas desaparecidas.

Considerado o maior programa de monitoramento inteligente da América Latina, o Smart Sampa conta hoje com 32 mil câmeras em operação na cidade de São Paulo, das quais 20 mil são próprias e 12 mil cedidas por terceiros.

 

collections
Galeria de imagens