Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025 | Horário: 16:40
Compartilhe:

Criminalidade cai mais de 50% entre março e setembro de 2025 com Operação Paulista Mais Segura

Comparativo leva em consideração o mesmo período do ano anterior e confirma a eficácia das ações do programa criado pela Prefeitura

Desde a criação da Operação Paulista Mais Segura pela Prefeitura de São Paulo em março deste ano, a criminalidade na Avenida Paulista caiu 51%, em comparação com o mesmo período de 2024. O programa alia o patrulhamento intensivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o suporte da tecnologia de monitoramento do Programa Smart Sampa.

“Temos um saldo muito positivo do Paulista Mais Segura, que foi a ampliação do número de Guardas Civis Metropolitanos, das câmaras de Smart Sampa, ações que resultaram numa diminuição bastante significativa do número de roubos e furtos de março a setembro deste ano. Estamos superfelizes, pois só em setembro, até o dia 7, caiu 79,5% o número de furtos e 80% de roubos comparado com o mesmo período do ano passado. Em agosto, nós tivemos queda de 20,4% em furtos e 72% em roubos", destacou o prefeito Ricardo Nunes durante homenagem feita pela Associação Paulista Viva, nesta segunda-feira (15).

O principal objetivo da Operação Paulista Mais Segura é combater os crimes de oportunidade, proporcionando aumento da sensação de segurança para todos os que circulam pela região. Os guardas designados para a missão atuam ainda na fiscalização e controle do comércio irregular, orientação e fiscalização do trânsito, e proteção de agentes públicos, como representantes das subprefeituras, assistência social e CET, durante a realização de suas funções.

De acordo com o prefeito, a vigilância do Smart Sampa ocorre em todos os cantos da cidade. “É necessário ter a coragem de fazer esse enfrentamento e investir. Só na Operação Delegada, que são os policiais militares que a Prefeitura faz a remuneração, nós investimos R$ 1 milhão por dia. Então, muito investimento, coragem, tecnologia, ampliação do nosso efetivo e uma determinação da nossa polícia municipal em dar segurança para a população”.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, levantados com base no Sistema de Informações Criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram registradas 778 ocorrências em 2025, contra 1.591 no mesmo período de 2024, contra. A queda mais significativa foi registrada nos roubos, de 67%, passando de 253 para 83 casos. Já os furtos apresentaram retração de 48%, de 1.338 para 695 registros.

Em todos os meses analisados houve redução, mas o destaque fica para junho, que historicamente concentra o maior volume de ocorrências devido à realização da Parada do Orgulho LGBT+, uma das maiores do mundo, que atrai milhares de participantes à Avenida Paulista. Mesmo nesse cenário de maior pressão, o mês apresentou uma queda de 53% em relação ao ano anterior (de 723 casos em 2024 para 336 em 2025), evidenciando o impacto da operação.

Além da redução nos indicadores criminais, a GCM contabilizou 65 atendimentos de ocorrências no período, com 27 prisões efetuadas. Graças ao sistema de reconhecimento facial das câmeras de monitoramento, 11 foragidos da Justiça foram capturados e uma pessoa desaparecida foi localizada.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, por determinação do prefeito Ricardo Nunes, foi elaborada uma estratégia integrada de reforço de segurança para o local, que combina a presença e o preparo da GCM com a eficiência e a agilidade do Smart Sampa. 

“Era inadmissível que um local tão importante para a nossa economia, turismo e lazer fosse conhecido pelo alto índice de crimes. Além dos dados numéricos, temos recebido feedbacks muito positivos de comerciantes, munícipes e visitantes, que validam nossos esforços”, destaca.

Forças de segurança dedicadas
A ação de reforço contínuo mobiliza 392 agentes da GCM, com viaturas de quatro rodas, motocicletas, bicicletas, equipe do canil, efetivo bilíngue e drones para aprimorar o patrulhamento preventivo e a resposta às ocorrências. Além disso, a região conta com 52 câmeras inteligentes do Smart Sampa, que atuam com reconhecimento facial, e o Smart Bus, que funciona como central de monitoramento móvel e dá apoio aos agentes em campo.

O perímetro de atuação da operação compreende cerca de três quilômetros, entre a Praça do Ciclista e a Praça Oswaldo Cruz, com atenção especial às áreas de maior fluxo, como estações de Metrô, Rua Augusta, Masp e Consulado Japonês.

collections
Galeria de imagens