Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025 | Horário: 08:23
Compartilhe:

Dia do Turista: efetivo bilíngue da Guarda Civil Metropolitana reforça acolhimento e sensação de segurança para quem visita São Paulo

Grupo especializado atua em pontos turísticos e grandes eventos com agentes capacitados em oito idiomas
Cinco Guardas Civis Metropolitandos biligues com bandeira no peito representando o pais para que os turistas identifiquem

São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil. E não faltam motivos para isso: a cidade é conhecida por sua efervescência cultural, pela vasta oferta gastronômica, a vida noturna agitada, pelos de eventos de grande porte e é claro, por ser o local onde se fecham muitos negócios. Apenas em 2024, a capital recebeu 35 milhões de turistas.

Atenta a esse fluxo constante de visitantes e ao seu papel de segurança de proximidade, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) identificou uma oportunidade de ampliar seu apoio à população. Desde 2023, a corporação conta com um efetivo bilíngue especializado no atendimento a turistas estrangeiros.

Equipe estrategicamente posicionada

Atualmente, estão em ação 20 agentes bilíngues, capacitados para se comunicar em oito idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, árabe e mandarim. O uniforme de cada agente é identificado com a bandeira do país correspondente ao idioma que domina, facilitando o reconhecimento imediato pelos turistas.

Esses profissionais atuam em locais turísticos de grande circulação, como a Avenida Paulista,  o Mercado Municipal e o Museu do Ipiranga, além de grandes eventos, como a Virada Cultural, a Fórmula 1 e a NFL.

Apenas neste ano, a equipe já realizou mais de 1.500 atendimentos a estrangeiros de 67 países diferentes, oferecendo apoio com informações turísticas, itinerários, dicas de segurança e encaminhamentos, quando necessário.

Do acolhimento às ações humanitárias

O atendimento bilíngue vai muito além da simples tradução. Em diversos casos, a GCM já auxiliou turistas no atendimento em delegacias, postos de saúde, emissões emergenciais de passaporte e até em situações de refúgio político.

Um exemplo marcante foi o atendimento a um cidadão do Iêmen — país em guerra — que teve seus documentos furtados e, com apoio do efetivo bilíngue, foi conduzido à Polícia Federal para solicitar asilo humanitário.

“Muitas vezes atuamos em parceria com os Centros de Apoio ao Imigrante, ajudando estrangeiros em situação de vulnerabilidade a obter documentação, cursos de português e até mesmo oportunidades de trabalho”, conta a Subinspetora Mara Marta Martins, intérprete de inglês, italiano e francês.

Smart Sampa referência em segurança e receptividade

Localizado no centro histórico, a Central do Smart Sampa já se consolidou como um modelo de segurança – afinal é dali que as equipes gerenciam o maior sistema de monitoramento da América Latina, com mais de 31 mil câmeras integradas.

O que muita gente ainda não sabe, no entanto, é que o local também é um ponto turístico onde os agentes da GCM estão a postos para receber visitantes do Brasil e do exterior, com o apoio do efetivo bilíngue.

Além de conhecer o funcionamento da vigilância por câmeras inteligentes com reconhecimento facial, os turistas encontram por ali banheiros com acessibilidade, bebedouros, fraldário, além de tomadas para carregamento de celulares e notebooks – o que torna o espaço uma escolha comum dos guias turísticos para reunir seus grupos e fazer uma pausa.  

Iniciativas como essa reforçam o compromisso da GCM com uma São Paulo mais segura, inclusiva e acolhedora. E firmam a nossa cidade como uma potência global também no quesito hospitalidade.

collections
Galeria de imagens