Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Foragido condenado por estupro é preso dentro de unidade do Bom Prato em Parelheiros
Um homem condenado a 14 anos de prisão por estupro de vulnerável foi preso na manhã desta terça-feira (21) dentro de uma unidade do Bom Prato de Parelheiros, na Zona Sul da capital, após ser reconhecido pelas câmeras do Smart Sampa, sistema de monitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo.
Ivair Rodrigues dos Santos, de 54 anos, foi identificado por uma das câmeras do programa quando circulava pela Rua Pedro Klein do Nascimento, poucos minutos antes de entrar no restaurante popular para tomar café da manhã. As imagens registraram o momento em que ele estaciona o carro e é flagrado pelo sistema de reconhecimento facial a poucos metros da entrada.
Assim que o alerta foi emitido, agentes da Inspetoria Regional Parelheiros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) se deslocaram até o local, localizaram o suspeito e confirmaram sua identidade. Santos não resistiu à abordagem e foi conduzido ao 101º Distrito Policial, onde permaneceu detido.
Contra ele havia um mandado de prisão definitivo expedido pela 1ª Vara de Crimes praticados contra Crianças e Adolescentes da Comarca de São Paulo do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em 6 de outubro pelo crime de estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), com pena de 14 anos de reclusão em regime fechado.
Smart Sampa reforça a segurança e ganha reconhecimento internacional
O Smart Sampa tem se consolidado como uma das principais ferramentas de apoio à segurança pública da capital. O sistema cruza imagens captadas pelas mais de 40 mil câmeras integradas com bancos de dados oficiais, como o de foragidos da Justiça (SSP-SP), pessoas desaparecidas (SMDHC) e veículos furtados ou roubados (plataforma Córtex, do Governo Federal).
Desde sua implantação, o programa já contribuiu para a captura de 2.165 procurados pela Justiça, 3.245 prisões em flagrante, 699 ocorrências envolvendo veículos e a localização de 105 pessoas desaparecidas.
A Central de Monitoramento do Smart Sampa, localizada no Centro Histórico, reúne representantes de diferentes forças e órgãos — entre eles a Polícia Civil, CET, SPTrans e Defesa Civil —, permitindo atuação integrada e resposta rápida às ocorrências.
Em setembro, o Smart Sampa colocou São Paulo em posição de destaque internacional ao ser reconhecido como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-Americana, em Madri, na Espanha.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
