Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Terça-feira, 2 de Dezembro de 2025 | Horário: 20:28
Compartilhe:

Homem que agredia mulher na rua é preso pela GCM menos de 1 minuto depois de alerta do Smart Sampa

Sistema de monitoramento alertou agentes que estavam perto do local da agressão, na região central da cidade

Um homem foi preso por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na manhã desta terça-feira (2) logo após ser flagrado por câmeras do Smart Sampa agredindo uma mulher na Rua Barão de Piracicaba, região central. Demorou menos de um minuto entre o momento em que o flagrante foi registrado e a abordagem do homem, que chegou a resistir e precisou ser contido pelos policiais.

As câmeras do Smart Sampa registraram o agressor abordando a vítima na calçada e a acompanhando até um muro, onde as agressões tiveram início. As imagens mostram o homem enforcando a mulher e a derrubando no chão. Em resposta imediata, a equipe da GCM mais próxima do local é acionada pela central de videomonitoramento e chega a tempo de interromper os golpes, imobilizando o agressor. A vítima recebeu amparo dos guardas e em seguida foi levada à 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Sé, no Centro, para atendimento e registro da ocorrência. O agressor foi detido e permaneceu preso.

Veja a intervenção da GCM

 

Como o homem não acatou as ordens de parada dos agentes, foi necessário contê-lo fisicamente e algemá-lo, seguindo os protocolos operacionais para garantir a segurança da vítima, da equipe e do próprio agressor. 

Reforço na segurança
Com 89% de aprovação dos paulistanos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Política e Econômicas (Ipespe), o Smart Sampa vem se consolidando como uma das principais ferramentas de apoio às forças de segurança da cidade. Desde sua implantação, o sistema já possibilitou 2.421 capturas de foragidos, 3.650 prisões em flagrante e a localização de 129 pessoas desaparecidas, sempre atuando de forma integrada para agilizar respostas e salvar vidas.

O Smart Sampa é mais um aliado da Prefeitura de São Paulo no combate à violência contra a mulher. Entre outras ações, o município possui diversas iniciativas e serviços para o atendimento de mulheres vítimas de violência. Uma delas é o programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que já atendeu mais de 20 mil mulheres, acompanha outras 6 mil e conta com 23 viaturas para patrulhamento na capital - no último ano essa frota quase dobrou. 

Além disso, a corporação tem uma Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), formada por 165 agentes especializados. As mulheres atendidas também conseguem acesso ao Aplicativo da Mulher, integrado ao Smart Sampa, que permite monitoramento constante e o acionamento imediato de viaturas, garantindo resposta rápida em situações de emergência.

Nas áreas de assistência social e direitos humanos, a rede municipal conta hoje com cerca de 70 serviços ativos, entre eles as Casas da Mulher, os Centros de Defesa e Convivência da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira (aberta 24 horas) e unidades sigilosas para mulheres em risco de morte. Desde 2021, já foram entregues 19 novos equipamentos exclusivos para mulheres, como Centros de Acolhida e Repúblicas. A Prefeitura ainda oferece o Auxílio Ampara, destinado a crianças e adolescentes que perderam suas mães ou responsáveis vítimas de feminicídio, e o auxílio-aluguel para mulheres vitimizadas e seus filhos menores de 18 anos. As políticas incluem também serviços especializados de acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e atendimento socioassistencial.

collections
Galeria de imagens