Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Imagens do Smart Sampa ajudam na prisão de criminoso que atacou CT do Palmeiras
As câmeras do Smart Sampa que flagraram um ataque ao centro de treinamento do Palmeiras, na Zona Oeste de São Paulo, no último domingo (10), ajudaram na prisão de um dos homens que participaram da ação criminosa. Gabriel de Oliveira Vieira, ex-integrante da torcida organizada Mancha Alviverde, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (13).
Veja a fuga e identificação
As câmeras registraram a placa do veículo utilizado pelos criminosos durante a ação, em que foram utilizados rojões e bombas, o que permitiu a localização e prisão do suspeito. O veículo que ele dirigia no dia do ataque foi localizado e apreendido.
As imagens mostram o veículo parado na Avenida Marquês de São Vicente, a poucos metros do CT. Logo após as explosões, cinco homens correm pela avenida e quatro deles entram no carro, que tem sua placa registrada por mais três câmeras do Smart Sampa durante a fuga do local.
De acordo com a investigação, o atentado foi motivado pela eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil pelo Corinthians, no Allianz Parque.
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, com tecnologia de ponta para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. O programa, que conta com 31,6 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, possibilitou a captura de 1.639 foragidos da Justiça desde novembro de 2024, sendo 1.319 apenas no ano de 2025. Além disso, 3.100 criminosos foram presos em flagrante e 79 desaparecidos foram localizados graças à ferramenta.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk