Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025 | Horário: 09:55
Compartilhe:

Prefeitura apresenta resultados do Smart Sampa no 67º Congresso Estadual de Municípios

Sistema de monitoramento com uso de câmeras e inteligência artificial foi destaque em painel sobre segurança pública e tecnologia na Arena Pacaembu nesta quarta-feira (27)

O Smart Sampa, programa de monitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo voltado à segurança urbana, é um dos destaques do 67º Congresso Estadual de Municípios que acontece pela primeira vez na capital e termina nesta quinta-feira (28), na Arena Pacaembu.

Durante o painel “Segurança Pública Municipal: Tecnologia, Prevenção e Integração” nesta quarta-feira (26), o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, apresentou a ferramenta  e ressaltou que o programa tem sido fundamental para a prevenção da criminalidade, a resposta rápida a ocorrências e a integração entre os órgãos de segurança da cidade.

“O Smart Sampa representa uma mudança de paradigma na segurança urbana em São Paulo. Graças ao projeto inovador do prefeito Ricardo Nunes, hoje conseguimos agir com mais rapidez, precisão e inteligência, graças à tecnologia e à integração com demais órgãos. É uma ferramenta que está em constante expansão, buscando ampliar o combate à criminalidade na capital. Os resultados que temos alcançado são fruto dessa combinação”, explicou o secretário.

Com mais de 32 mil câmeras posicionadas em todas as regiões da capital, sendo 20 mil próprias e 12 mil privadas, o Smart Sampa tem possibilitado uma atuação mais ágil e estratégica da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e demais forças de segurança. Desde novembro de 2024, o sistema já contribuiu para a prisão de 1.715 de foragidos da Justiça, a localização de 84 pessoas desaparecidas e a prisão em flagrante de 3.182 criminosos.

As câmeras estão integradas a uma central de controle operacional da GCM e contam com recursos de reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares. O sistema possui integração com bases de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com o Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, além da Polícia Civil, CET, SPTrans, Defesa Civil.

A 67ª edição do Congresso Estadual de Municípios reúne lideranças políticas, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater inovação, sustentabilidade e desenvolvimento local.

Estande do Smart Sampa

O Congresso Estadual de Municípios sediado em São Paulo tem uma réplica do Smart Sampa. No estande, os visitantes são apresentados ao sistema de monitoramento por câmeras com inteligência artificial da Prefeitura por agentes da GCM. 

Além disso, é possível ter acesso aos números de foragidos capturados, presos em flagrante e pessoas localizadas graças à ferramenta em tempo real. Também estão entre as atrações o Smart Bus – ônibus do Smart Sampa equipado com câmeras de monitoramento – e duas motocicletas da GCM equipadas com câmeras com tecnologia de leitura de placas veiculares.

Participação da Defesa Civil

No primeiro dia de evento, na terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana participou, por meio da Defesa Civil, do painel Clima Extremo e Defesa Civil: Resiliência, Ação Integrada e Educação Ambiental. Na oportunidade, o coordenador geral de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, Ailton Rodrigues, participou de debate sobre como eventos climáticos extremos – queimadas e alagamentos – exigem ação integrada e planejamento para prevenção e construção de resiliência.

collections
Galeria de imagens