Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2025 | Horário: 13:20
Compartilhe:

São Paulo registra menor número de homicídios dolosos desde início da série histórica

Índices de roubos e de violência contra a mulher também apresentaram queda no mês de outubro

O município de São Paulo alcançou o menor números de homicídios dolosos em outubro de 2025. Com apenas 25 casos nos atentados à vida, o valor é o menor da série histórica e representa metade das ocorrências da mesma natureza em comparação ao mesmo período no ano passado. Os dados foram levantados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A redução destas ocorrências é fruto direto dos investimentos realizados pela Prefeitura, principalmente na área de tecnologia, a ação ostensiva da Guarda Civil metropolitana (GCM) e também na ação conjunta com as polícias do Estado de São Paulo.

Este é o quarto ano seguido em que os crimes de homicídios dolosos estão em queda se levarmos em conta o mesmo período desde 2022. Chama a atenção, entretanto, que em 2022 o número de atentados contra a vida foi de 57, mais que dobro dos crimes desta natureza em outubro de 2025, o que representa queda de 56,2%. Em relação ao ano de 2024, por exemplo, em que houve 40 casos de homicídios intencionais, o valor reduziu em 37,5% este ano.

Os casos de latrocínio também apresentaram queda importante em outubro de 2025. Com apenas três casos, o índice deste tipo de crime é o menor já registrado desde 2007. No acumulado de dez meses, apenas 31 ocorrências foram registradas.

Roubos

São Paulo também registrou queda na ocorrência de crimes contra o patrimônio. Em outubro, os roubos tiveram queda de 19,8%, o que se torna a maior retração do crime desta natureza neste ano.

A queda no registro de roubos a ação policial em áreas com maior incidência deste crime, sempre com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, que atuam em parceria com as forças policiais do Estado de São Paulo.

Durante o mês de outubro, foram registrados 7.613 roubos, a segunda menos marca da serie histórica, que se iniciou em 2001. No mesmo mês, mas no ano passado, foram registrados 9.496 delitos. Em uma conta simples, pode-se afirmar que quase 2 mil pessoas deixaram de ser assaltadas no município.

No acumulado do ano, a queda nesse tipo de crime foi de 12,9% na comparação entre janeiro e outubro de 2024. Os 83.801 crimes registrados no período bateram a menor marca em 25 anos.

Região central

Com o desmantelamento do fluxo da Cracolândia, em ações encabeçadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pela GCM e também pelas forças policiais do Estado, o número de roubos caiu 48% na região central, em comparação a outubro do ano passado.

Este ano, apenas 217 casos foram registrados no período, enquanto em 2024 esse número foi de 420 delitos registrados. No acumulado dos dez meses, em 2025 registrou 7.613 delitos, enquanto em 2024 o número foi de 9.496, o que representa queda de quase 20%.

Violência contra a mulher

O registro de estupros também apresentou queda na cidade de São Paulo. Em outubro de 2025, foram notificados 233 casos do crime desta natureza, ante 317 no mesmo período do ano passado. O valor representa 26,5% menos casos neste ano.

collections
Galeria de imagens