Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Secretaria Municipal de Segurança Urbana celebra 23 anos com evento e encontro de corregedorias

Para marcar os 23 anos de sua criação e da implantação da Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, a partir da promulgação da Lei nº 13.396, de 26 de julho de 2002, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), evento comemorativo que também sediou o 2º Encontro de Corregedorias da Região Metropolitana.
A data representou um momento oportuno para destacar o papel estratégico da SMSU — que reúne a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil do Município e as Juntas do Serviço Militar — na promoção da segurança, prevenção de riscos e proteção da população.
Durante a abertura do evento, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, ressaltou a amplitude da atuação da pasta e o impacto de seu trabalho na vida da população.
“Todos nós sabemos os desafios que essa cidade oferece. E nossa Secretaria reforça, todos os dias, sua importância para enfrentá-los. Para proteger a vida das pessoas, contamos com a força da GCM. Quando chove, estamos presentes com as ações da Defesa Civil. Quando chega o frio, atuamos na Operação Baixas Temperaturas. Temos a GCM Ambiental, sempre a postos para preservar as nossas matas, as nossas represas, a flora e a fauna. São muitas atividades ininterruptas, em frentes essenciais.”
A ampliação de atribuições, das ações e da visibilidade institucional também foi enfatizada como reflexo da crescente importância da SMSU na gestão municipal. Nesse sentido, Orlando Morando destacou a confiança e os investimentos feitos pela gestão do prefeito Ricardo Nunes para aprimorar a atuação da Secretaria.
“Há 10 anos a Secretaria não tinha nem a metade do orçamento que possui hoje. Isso nos permitiu modernizar e reforçar os equipamentos da GCM, implementar o Smart Sampa e vamos seguir trabalhando por muitas outras conquistas.”
Corregedoria: garantia de ética e responsabilidade na GCM
Outro objetivo do evento foi destacar o papel fundamental da Corregedoria Geral da GCM na promoção da transparência e da justiça dentro da corporação, assegurando que as ações dos agentes sigam protocolos claros e respeitem a dignidade da pessoa humana.
O setor orienta os 7.500 agentes de segurança por meio de diretrizes precisas, que visam prevenir desvios de conduta e excessos, contribuindo para que a população tenha uma cidade protegida, bem cuidada e livre do uso abusivo da força e da autoridade.
Palestra com especialista em segurança pública
A programação incluiu ainda uma palestra conduzida pelo coronel da Polícia Militar, Eduardo de Oliveira Fernandes, que atuou como chefe do Centro de Inteligência da corporação.
Autor do livro As Ações Terroristas no Crime Organizado, o especialista compartilhou conhecimento e reflexões com os participantes sobre os riscos de desvios de conduta no ambiente das forças de segurança e a importância da integridade institucional no enfrentamento ao crime e na preservação da confiança pública.
Entre os convidados estavam representantes da GCM e das corregedorias de cidades como São Caetano do Sul, Cotia, Suzano, São Bernardo do Campo, Barueri, Francisco Morato e Santo André, o que propiciou a aproximação e a troca de experiências entre os agentes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk