Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Smart Sampa reforça resposta rápida contra a violência doméstica e prende 343 agressores
Maior programa de videomonitoramento da América Latina, o Smart Sampa ganhou importância estratégica também no combate à violência doméstica ao acelerar e ampliar o atendimento do “App Mulher”, criado dentro do programa Guardiã Maria da Penha, da Prefeitura de São Paulo. A eficiência no atendimento é garantida pela integração do aplicativo interno ao Smart Sampa, utilizado também pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Ao receber um alerta de uma mulher em situação de risco, a Central de Monitoramento aciona imediatamente a viatura da GCM mais próxima do local, otimizando o tempo de resposta e priorizando a segurança da vítima. A central de vigilância também foi crucial para ampliar a capacidade de proteção, e, em junho, o programa já atendia 5.497 mulheres na cidade.
De 1º de novembro de 2024 a 30 de junho de 2025, foram atendidos 486 chamados de emergência de mulheres vítimas de violência doméstica pela Guarda Civil Metropolitana, sendo 293 deles via “APP Mulher”. No total, 343 indivíduos foram formalmente autuados por crimes previstos na Lei Maria da Penha.
Com a tecnologia de reconhecimento facial, o Smart Sampa também auxiliou investigações da Polícia Civil de São Paulo no mesmo período. Foram atendidos 432 ofícios relacionados a inquéritos policiais, com o fornecimento de imagens e outras informações pertinentes. Em 275 casos foram apresentadas imagens captadas pela central de monitoramento.
Além de sua atuação na proteção à mulher, o programa Smart Sampa, contribui para a segurança geral da cidade. Foram mais de 1.570 prisões de foragidos por diversos crimes efetuadas desde que o programa foi lançado, em julho de 2024.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk