Terça-feira, 1 de Setembro de 2026 | Horário: 09:24
Compartilhe:

Projeto de Fundo Imobiliário da SP Urbanismo, desenvolvido com apoio da SPDA, está entre os finalistas do Mapa das Iniciativas Urbanas 2026

O projeto de estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) para a SP Urbanismo, desenvolvido em parceria com a SPDA, foi selecionado entre os 10 finalistas do Mapa das Iniciativas Urbanas 2026, promovido pelo Instituto Cidades Responsivas, na categoria Setor Público e Organizações.

O reconhecimento destaca iniciativas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento urbano e para a construção de cidades mais eficientes, sustentáveis e inclusivas. No caso do FII da SP Urbanismo, o projeto propõe a utilização de instrumentos do mercado de capitais para aprimorar a gestão do patrimônio imobiliário público, ampliando sua capacidade de gerar valor para a cidade e para a população.

A iniciativa prevê a constituição de um FII, veículo regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que permite reunir ativos imobiliários em uma estrutura com governança, transparência e supervisão especializadas. A proposta busca conferir maior eficiência à gestão dos imóveis da SP Urbanismo, diversificando as possibilidades de exploração econômica dos ativos e criando condições para atrair novos investimentos voltados ao desenvolvimento urbano.

Mais do que uma solução financeira, o projeto foi concebido como um instrumento de política urbana. A estrutura permitirá transformar ativos imobiliários subutilizados em uma fonte de receitas e investimentos para a cidade, conciliando valorização patrimonial, transparência na gestão pública e promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Atualmente, o projeto se encontra em Consulta Pública. A participação da sociedade é fundamental para o aprimoramento da iniciativa e para a construção de um modelo capaz de potencializar o patrimônio público em benefício do desenvolvimento da cidade de São Paulo.

 

 

Para saber mais sobre o Mapa de Iniciativas Urbanas: http://lp.ospa.com.br/mapa-de-iniciativas-urbanas

A Consulta Pública está disponível no Portal Participe+: http://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/421/

collections
Galeria de imagens