Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura intensifica zeladoria na Praça da República e planeja grande obra estruturante no local
Por: Emerson Lucas
A Praça da República, um dos espaços mais emblemáticos e históricos de São Paulo, segue recebendo uma série de cuidados por parte da Prefeitura. Localizada no coração do centro paulistano, a praça é um marco simbólico e paisagístico da cidade, conhecida por abrigar edifícios históricos, como a antiga Escola Normal Caetano de Campos, e por sediar manifestações culturais e a tradicional feira de artesanato aos domingos.
Buscando garantir a conservação do espaço e o bem-estar dos frequentadores, a Prefeitura realiza periodicamente ações de zeladoria na praça, como a Operação São Paulo Limpa. Durante as ações, são executados serviços de varrição, remoção de propagandas irregulares, limpeza de bueiros, pintura de guias e das orlas da praça, lavagem, instalação e reposição de papeleiras, coleta de lixo e remoção de grandes objetos.
A Praça da República também é contemplada pela Operação Centro Limpo, que reúne esforços da Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp) e SP Regula. As atividades contam com mais de 100 colaboradores, que realizam varrição manual e mecanizada, capina, raspagem, pintura, limpeza de bueiros, remoção de descarte irregular e lavagem, além de reforçar a divulgação da Operação Cata-Bagulho.
No mês de novembro, o local vai receber ainda melhorias paisagísticas. A Praça da República será contemplada no projeto Flor & Cidade, da SMSUB, que visa recuperar e valorizar os espaços verdes da capital. Os cerca de 13 mil m² terão plantio de gramas, forrações e espécies nativas, como vedélia, grama São Carlos, íris-azul, guaimbê, triális e ruélia.
Além disso, a Subprefeitura Sé conduz a revitalização dos lagos da praça. Após o manejo dos peixes e o esvaziamento dos tanques, foram identificadas infiltrações. O diagnóstico exigiu a elaboração de um estudo técnico para recuperação estrutural. O Projeto Executivo de reforma, atualmente em andamento, inclui diagnóstico das estruturas, mapeamento de danos e melhorias como troca de tubulações, interligação entre lagos e impermeabilização. A execução das obras está prevista para o início de 2026.
Com essas ações integradas, a Prefeitura de São Paulo reforça o compromisso de preservar o patrimônio histórico e ambiental da cidade, garantindo à população um espaço público mais limpo, seguro e acolhedor.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk