Secretaria Municipal das Subprefeituras

Segunda-feira, 8 de Setembro de 2025 | Horário: 17:16
Compartilhe:

São Paulo tem o menor estoque de pedidos de tapa-buraco desde 2017

Fila diminuiu de mais de 68 mil pedidos para apenas 1.930

Por: Lucas Mattar

A Secretaria Municipal das Subprefeituras terminou o mês de agosto com o menor número de estoque da Tapa-Buracos desde 2017. A fila com apenas 1.930 pedidos representa uma redução de 97% em relação a 2017, quando contava com mais de 68 mil pedidos.

O baixo estoque significa serviço mais ágil para o munícipe: a solicitação mais antiga no estoque no último dia de agosto foi registrada há cerca de 15 dias. Em uma cidade do tamanho de São Paulo, o estoque na casa dos 2 mil pedidos é praticamente o volume de chamados da semana. No mês de agosto foram executados mais de 19.700 serviços de tapa-buracos. 

A imagem mostra uma equipe de três trabalhadores da construção civil vestindo uniformes laranjas e capacetes verdes. Eles estão em uma rua, com um dos trabalhadores operando uma britadeira para quebrar uma pilha de asfalto. Um outro trabalhador, usando um avental branco, observa o trabalho. Um terceiro trabalhador está posicionado perto de um grande caminhão verde, usando uma pá para mover os detritos. No fundo, um carro branco está estacionado.

Crédito: Comunicação SMSUB
 

“Esse saldo positivo é resultado de mutirões de Tapa-Buraco, com investimento e planejamento do trabalho, e também reflexo do maior programa de recape da história de São Paulo, iniciado em 2022. Em 2024, o número de solicitações para o serviço de tapa-buraco registrou o menor índice dos últimos quatro anos, com uma queda de 43% em relação ao ano anterior.”, afirmou o Secretário das Subprefeituras Fabricio Cobra.

Tapa-buraco
A solicitação da população é prioridade no cronograma da Prefeitura de Tapa-Buracos. O munícipe pode solicitar o serviço por meio das Centrais de atendimento SP156. Um motoinspetor vai até o local indicado, faz a análise e encaminha o serviço para o cronograma das equipes responsáveis.

A imagem mostra uma rua em um bairro residencial. No centro, um trabalhador da construção civil com uniforme e capacete laranja opera um rolo compressor amarelo, compactando uma nova seção de asfalto. Um segundo trabalhador, também de uniforme laranja, está perto do rolo, ajudando no trabalho. No fundo, um grande caminhão preto está estacionado, com mais dois trabalhadores por perto. A rua é ladeada por casas e edifícios de apartamentos em ambos os lados. O céu está encoberto.

Crédito: SECOM

No serviço de Tapa-Buraco é feito o “requadramento”, ação na qual se recorta um quadrado maior do que o buraco, corrigindo não apenas a erosão, mas toda a parte comprometida em volta do perímetro, garantindo a maior durabilidade do serviço - nunca antes realizado na cidade. A execução conta com equipamentos modernos, como o caminhão térmico capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica, além de que o rolo compactador vibratório é utilizado a fim de nivelar a via e deixar o trabalho completo e sem danos. Os serviços são aprovados e considerados finalizados somente após os engenheiros da SMSUB encerrarem a fiscalização.

Conheça as vias recapeadas desde 2022 até o momento 

collections
Galeria de imagens