Subprefeitura Vila Mariana
Praça Anapopis ganha calçada e 32 mudas de árvores no terceiro ‘Bairro Lindo’
A terceira ação do programa de zeladoria "Faça Seu Bairro Lindo" no âmbito da Prefeitura Regional Vila Mariana, no último sábado (15), realizou o plantio de 32 mudas de árvores, dezenas de orquídeas e fez a poda de outras 18 unidades na Praça Anapopis e Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi. A praça também ganhou uma nova calçada e uma ATI (Academia da Terceira Idade). Foram realizados, ainda, o corte da grama, lavagem, pintura das guias, tapa-buraco, reformas na mureta de arrimo e na escada hidráulica (veja mais abaixo). A Ilume foi oficializada para melhorar a iluminação do local.
O prefeito regional Benê Mascarenhas levou a caixa de coleta da Campanha do Agasalho 2017 para a praça e conseguiu arrecadar roupas, sapatos e cobertores que serão doados.
Desta vez, tivemos como parceiros na realização das atividades e no café da manhã comunitário a barraca do Seu Vicente (da feira da Sangirardi), a Bela Sophia Bolo e Brigadeiro, o Colégio Oshiman (que cedeu a cozinha, o banheiro, a energia e alguns funcionários), o Compra Fácil Supermercado, a Fortaleza (marca do grupo Bostik), a Magic Entretenimento, a Padaria Cruz de Aviz, a Qualatex (bexigas) e a Signorina Bolos da Vovó. A Fortaleza sorteou uma bicicleta durante o mutirão.
Lançado em maio pelo prefeito João Doria, o “Bairro Lindo” realiza intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas prefeituras regionais. A ideia do programa surgiu após a população mostrar interesse por participar do “SP Cidade Linda”, que acontece semanalmente em uma região diferente. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. As praças Professor Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde, e Santíssimo Sacramento, no Paraíso, já foram beneficiadas.
Na Prefeitura Regional Vila Mariana, mutirões com essa característica já estavam sendo realizados desde o começo da gestão. As praças Povo Húngaro e Rosa Alves da Silva, ambas na Vila Mariana, Giordano Bruno e Kant, na Chácara Klabin, Nossa Senhora Aparecida, em Moema, Coronel Fernandes Lima, no Jardim Novo Mundo, Julio Cesar Vanini, no Jardim da Glória, e Professor Mário Autuori, na Vila Monte Alegre, passaram por ações nesses moldes com o engajamento dos moradores da região, inclusive crianças.
Total dos serviços realizados no mutirão na Praça Anapopis e Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi:
Poda de árvores: 18
Mureta reformada: 21 m²
Mureta nova: 22 m²
Grama nova: 130 m²
Grama cortada: 7330 m²
Calçada nova: 22 m²
Calçada reformada: 37,2 m²
Escada hidráulica: 5,6 m²
Área construída para ATI: 11,97 m²
ATIs novos: 5 estações
Nivelamento de terreno: 130 m²
Aplicação de material composto, adubado e específico para plantio: 20 m³
Base de pó de freza para construção de passeio: 22 m²
Capina e pintura de guias (entorno): 23.768 m
Pintura do entorno e praça: 480 m²
Limpeza de boca de lobo: 438
Postes raspados/pintados: 646
Cartazes retirados: 261
Faixas retiradas: 1
Plantio de mudas
Coqueiro anão: 6
Grumixama: 5
Ipê Amarelo: 6
Uvalha: 5
Mirindiba: 2
Peroba Rosa: 2
Cereja do Rio Grande: 5
Paineira: 1
TOTAL: 32
Faça Seu Bairro Lindo
O programa conta com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelo município para a realização de mutirões de zeladoria. Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços como raspagem de lambe-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas prefeituras regionais disponibilizarão equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.
O objetivo é que, até o final do ano, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).
Para participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a prefeitura regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk