Notícia na íntegra

Sexta-feira, 7 de Novembro de 2025 | Horário: 16:16
Compartilhe:

Prefeitura implementa operação especial de segurança, mobilidade e acessibilidade para o GP São Paulo

Com expectativa de receber mais de 300 mil pessoas, Interlagos tem reforço de 600 agentes da GCM por dia, equipes de acolhimento e estrutura acessível durante os três dias de evento

A Prefeitura de São Paulo montou uma grande operação integrada para garantir a segurança, acessibilidade e o bem-estar do público durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), na Zona Sul.

Símbolo do automobilismo e palco de momentos históricos da Fórmula 1, o Autódromo de Interlagos vive uma nova era. Com investimento de cerca de R$ 500 milhões, a Prefeitura de São Paulo conclui um amplo plano de obras que modernizam a infraestrutura, ampliam a segurança e elevam a experiência do público, consolidando o espaço como um dos mais completos do planeta, em que une esporte e cultura. Saiba mais.

Nesta sexta-feira (7), o Autódromo de Interlagos chegou ao grau máximo de reconhecimento ambiental da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O circuito e o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 receberam a Certificação Ambiental de 3 Estrelas, a mais alta concedida pela entidade global — um marco que consolida São Paulo como referência em sustentabilidade, inovação e gestão de grandes eventos. Leia mais 

Confira abaixo a operação especial preparada pela Prefeitura para o evento:

Segurança reforçada com 600 agentes por dia
Além das 79 câmeras de monitoramento no entorno e 56 dentro do autódromo (totalizando 135 câmeras) do programa Smart Sampa, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuará de forma ostensiva e preventiva em pontos estratégicos no entorno e dentro do autódromo, com policiamento motorizado e efetivo reforçado.

Serão 600 agentes mobilizados por dia, desde a meia-noite de sexta (8) até 23h do domingo (9), com 180 viaturas de quatro rodas, 36 motos, dois ônibus e quatro bases comunitárias móveis. A operação visa proteger o público, os trabalhadores, organizadores e moradores da região.

A equipe do Dronepol também participará da ação, entre 7h e 21h. As imagens aéreas auxiliam os comandantes a identificar ocorrências e otimizar a alocação das equipes, ampliando o monitoramento em tempo real.

Acessibilidade e inclusão
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibilizará vans acessíveis partindo da doca do Shopping Market Place em três horários (8h, 9h e 10h) com destino a Interlagos.
No local, haverá intérprete de Libras disponível mediante solicitação ao staff do evento e uma oficina de reparos para cadeiras de rodas, próteses e órteses instalada no Portão 9.

Direitos Humanos e acolhimento
Durante os três dias do evento, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) estará presente com uma rede de acolhimento para o público. A campanha “Nada ultrapassa nosso compromisso com você”, criada em parceria com a organização do GP, será exibida nos telões do autódromo e nas redes sociais, reforçando que nenhum tipo de discriminação, preconceito, racismo ou assédio será tolerado.

Profissionais especializados — entre psicólogas e assistentes sociais — estarão de plantão em salas de atendimento espalhadas pelo autódromo, preparados para acolher possíveis vítimas de assédio, discriminação ou vulnerabilidade.

As equipes foram capacitadas com base no programa estadual “Protocolo Não se Cale” e contarão com o apoio de 24 profissionais da Secretaria, além de uma viatura exclusiva para suporte emergencial.

O GP também contará com um canal de denúncias e pedidos de ajuda via QR Code instalado nos banheiros femininos e em outros pontos do circuito.

Trabalho
O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 contará com o apoio de 2.500 funcionários que foram contratados com a intermediação do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) da Prefeitura de São Paulo. Os processos seletivos ocorreram nos últimos meses na unidade Interlagos do Cate, com oportunidades para os cargos de auxiliar de limpeza, vigilante e controlador de acesso.

As atividades já tiveram início, a fim de preparar o espaço para receber o público que acompanhará os três dias de competição. Especializado em processos seletivos de grande porte, o Cate já realizou seleção para eventos como Lollapalooza, The Town, Fórmula Wec, entre outros. Saiba mais.

Trânsito e transporte
A Prefeitura de São Paulo montou uma operação especial de transporte para o público que vai acompanhar o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Entre as medidas estão a criação de quatro linhas expressas, uma linha circular e a organização de bolsões de táxi, além de pontos de encontro para veículos de aplicativo, com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e agilidade no deslocamento dos fãs do esporte. Saiba mais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Autódromo. Clique aqui e confira os detalhes aqui.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn