Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Secretaria inaugura Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Ipiranga
A rede municipal de Assistência Social ganhou mais dois equipamentos que prestarão serviços à população em vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Na manhã da última quinta-feira (31/03), o prefeito de São Paulo entregou na Zona Sul da Capital o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ipiranga. As unidades fazem parte do avanço da Administração em direção à meta estabelecida na Agenda 2012 - caderno de compromissos e metas da gestão: até dezembro do ano que vem, a intenção é que 20 Creas e 31 Cras independentes estejam entregues no Município.
“Essas duas inaugurações mostram a consolidação das nossas redes de Cras e Creas. Por meio delas, temos a oportunidade de tratar pessoas que precisam de encaminhamento com dignidade. Ao melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que são mais necessitadas, correspondemos as expectativas que a cidade de São Paulo tem em nossa gestão”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo Municipal visitou as instalações do Creas e do Cras Ipiranga juntamente com a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social. Além de ressaltar a ampliação da rede, a vice-prefeita apontou a velocidade com a qual os compromissos da secretaria estão sendo honrados.
“Em dezembro deste ano, teremos 90% da Agenda 2012 completada, restando apenas cinco Cras e três Creas para serem inaugurados no ano que vem. Tudo isso foi calculado e combinado com o Governo Federal em Brasília. Ao cumprir suas metas antes do prazo, a cidade de São Paulo está dando um belíssimo exemplo. Graças a esses serviços inaugurados, o Município já estará adequado à implantação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ou seja, podemos servir de modelo para o Brasil”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
A vice-prefeita também revelou que, diante do sucesso da rede municipal de Assistência Social, muitas comitivas de outros países têm procurado a secretaria conhecer com maior profundidade os projetos da Prefeitura. “Esses serviços têm repercussão internacional. Tanto que temos recebido, em média, uma delegação estrangeira por semana de pessoas ligadas à assistência social em seus países. Eles desejam ver uma rede bem implantada e buscam o nosso exemplo”, disse.
O Creas Ipiranga
O Creas Ipiranga é o 10º em funcionamento na Capital. O espaço inaugurado nesta quinta proporcionará atendimento especializado nas situações das violações dos direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos.
Uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e advogado será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, saúde, educação e aos órgãos de defesa dos direitos. O espaço, com capacidade para atender 120 famílias por mês, conta com salas para atendimento, sala de apoio técnico, fraldário e banheiro adaptado para deficientes.
O Cras Ipiranga
Ao lado do Creas funciona a unidade do Cras Ipiranga. O equipamento é o 20º adequado e integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), oferece serviços e benefícios diversos, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã, além de acolhida, apoio, orientação e encaminhamentos para a rede assistencial.
A estrutura do prédio, com 362 metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender quase cinco mil pessoas por mês e conta com salas de atendimento individual e para atividade em grupo, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais.
O Creas e o Cras Ipiranga estão localizados na Rua Taquarichim, 280, Sacomã, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk