Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Núcleo de Atendimento ao Cidadão, Ouvidoria e Controle Interno - NACI

O NACI faz parte da Assessoria Técnica - AT do Gabinete de SMADS e é responsável pelas ações de Controle Interno, Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão. Além de atuar como a ponte entre os canais de entrada de manifestações e os técnicos. 

É responsável por realizar as seguintes atividades em SMADS: 

  • Gerir as ações de Ouvidoria;  

  • Gerir as ações de transparência passiva (e-SIC); 

  • Coordenar a implementação da Política de Atendimento ao Cidadão - PAC por meio do seu Comitê de Governança; 

  • Coordenar a implementação do Plano Setorial de Transparência e Dados Abertos em SMADS (PSTDA); 

  • Coordenar a implementação do Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP-SMADS); 

  • Apoiar as ações de transparência ativa; 

  • Apoiar a interação com os órgãos de controle interno e externo; 

  • Apoiar ações relacionadas a proteção de dados pessoais; 

  • Apoiar ações de gestão documental;  

  • Monitorar a evolução do Índice de Governança e Integridade (IGI). 

 

Guia de Atendimento ao Cidadão, Ouvidoria e Controle Interno 

  • Este Guia foi idealizado para ser uma ferramenta prática à disposição dos servidores e trabalhadores da rede socioassistencial responsáveis pelo atendimento nos mais de 1.400 equipamentos geridos por SMADS, além dos próprios usuários e cidadãos. Para isso, reunimos informações sobre a política socioassistencial no município, sobre normas e boas práticas em temas relevantes como proteção de dados pessoais, canais de manifestações dos munícipes e controle interno. Utilizamos na sua elaboração as técnicas de linguagem simples para facilitar a leitura e inserimos referências para outros documentos para aprofundar a leitura. 

Acesse o Guia