Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 13 de Abril de 2023 | Horário: 14:06
Compartilhe:

NCI ‘Gaia’ promove mais uma feira de empreendedorismo para os atendidos

Os trabalhos criados pelos idosos são expostos uma vez por mês como forma de renda extra

Texto: Giulia Rodrigues
Fotos: Acervo


O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) 'Gaia', localizado na região de Santo Amaro, zona sul, promoveu na última quarta-feira (12), a Feira de Empreendedorismo do Idoso do Gaia (FEIG), projeto organizado uma vez por mês pela equipe do serviço, com o objetivo de fazer com que os atendidos tenham uma renda fixa através dos seus próprios talentos.


A gerente do serviço, Daiana Rodrigues, contou que a ideia surgiu após perceber a dificuldade enfrentada durante a quarentena para a compra de itens básicos. “A FEIG foi criada após o período de pandemia porque a inflação subiu e tudo ficou caro. Percebemos que os idosos podiam empreender de alguma forma, e estavam se dedicando cada vez mais a atividades manuais”, disse. Ela ainda conta que a ideia foi tão bem recebida pelos idosos, que a FEIG se tornou uma feira aberta para familiares e amigos dos atendidos. “É gratificante ver como o projeto faz diferença na vida de cada um deles. Graças ao apoio da prefeitura e da equipe Gaia, o projeto segue crescendo e caminhando cada vez mais”, concluiu.

Na foto, a atendida Terezinha Bachega está em frente a uma mesa com produtos distribuídos. Ela está em pé com uma das mãos em uma cadeira vermelha. Há garrafas com produtos de limpeza e embalagens com panos de prato.


Terezinha Bachega, 65, atendida do serviço há cinco anos, faz parte da FEIG e contou que suas vendas têm sido uma ajuda de custo nas necessidades básicas de casa. “Eu vendo panos de prato, bordados, crochê e produtos de limpeza orgânicos. Eu não pude me aposentar, então a FEIG me ajuda com a renda. Às vezes é necessário comprar um remédio ou ir ao mercado, e a venda dos meus produtos ajuda”, contou.


Outra atendida do serviço, Célia Maria Teixeira, 75, já participou da feira mais de seis vezes e leva o trabalho manual como uma terapia. “Eu faço caixas decoradas e bijuterias elaboradas com pedrinhas em cristal ou naturais. É uma chance ótima de expor meu trabalho e vender minhas peças. A FEIG é muito interessante para todos os atendidos, e a oportunidade se estende a todos que tem ou não uma habilidade.” Explica Célia. Além da oportunidade de trabalho, os atendidos aproveitam as exposições para fazer novas amizades, e aproximar cada vez mais idosos para o serviço. “A feira tem sido uma forma de aproximar cada vez mais pessoas que moram próximo ao NCI. Tenho muitas amigas que frequentam aqui e expõem trabalhos. Nós somos uma grande família.” completou.

Na foto, a atendida Celia Teixeira está sentada a frente de uma mesa, coberta com pano lilás. Ela faz um coração com as duas mãos. Estão distribuídos na mesa acessórios coloridos como: colares, pulseiras e brincos


Rede socioassistencial
Os Núcleos de Convivência do Idoso (NCI’s) são espaços que ofertam acompanhamento familiar e atividades socioeducativas presenciais de segunda a sexta-feira das 08h às 18h, para idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os encaminhamentos podem ser feitos através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A SMADS dispõe de 88 NCI’s que totalizam 12.310 vagas.

collections
Galeria de imagens