Subprefeitura Butantã

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026 | Horário: 09:26
Compartilhe:

Notificação de IPTU recebe Selo de Linguagem Simples

Informe foi simplificado para tornar informações mais acessíveis à população

A Notificação de Lançamento do IPTU 2026 recebeu o Selo Municipal de Linguagem Simples, reconhecimento concedido a documentos que adotam comunicação clara, objetiva e acessível à população. A certificação é resultado de um trabalho conjunto entre o Laboratório de Inovação Pública (Lab11), da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), ligada às secretarias municipais de Gestão e da Fazenda.

A simplificação das informações de pagamento do IPTU, com orientações mais diretas sobre valores, prazos, opções de parcelamento, desconto para pagamento à vista e canais oficiais para emissão de parcelas foram os principais avanços destacados. A reorganização do conteúdo também facilita a compreensão do contribuinte e reduz dúvidas recorrentes sobre o imposto.

O processo de simplificação envolveu revisão textual, reorganização visual das informações, uso de linguagem direta e testagem com público-alvo, assegurando maior clareza sobre os dados apresentados e sobre as mudanças em relação ao exercício anterior. O novo formato também traz alertas de utilidade pública, como orientações para prevenção de golpes, e incentiva o uso de canais digitais.

O selo, instituído no âmbito da Política Municipal de Linguagem Simples, reconhece iniciativas que promovem transparência, inclusão e melhor experiência no acesso à informação pública. Com essa certificação, o material passa a integrar o conjunto de 19 documentos da Prefeitura de São Paulo já reconhecidos por boas práticas de linguagem simples, reforçando o compromisso em modernizar seus serviços e aproximar a comunicação pública do cidadão.

As notificações do IPTU 2026 estão sendo entregues à população já no novo formato certificado, refletindo o esforço contínuo da administração municipal para simplificar processos e fortalecer a relação com a população.

Alterações no envio 

Neste ano foram feitas alterações em relação ao envio das notificações de IPTU. Os contribuintes com valores a pagar do imposto recebem apenas o comunicado de lançamento, podendo optar pelo pagamento à vista (com 3% de desconto) ou pelo da primeira parcela. Aqueles que optaram pela opção parcelada não receberão um segundo boleto com as parcelas restantes, como nos anos anteriores: para gerar os códigos de pagamento das demais parcelas o contribuinte deverá acessar o Portal do IPTU

Os imóveis isentos do pagamento não receberão notificação pelos Correios. Por conta de mais esta mudança,  os moradores que quiserem consultar se têm valores a pagar devem acessar o Portal do IPTU e verificar a informação indicando o número de seu SQL (cadastro do imóvel). No caso dos proprietários de imóvel, a consulta pode ser feita também pelo sistema DUC, que vincula a propriedade ao CPF do contribuinte.

O envio das notificações impressas do IPTU 2026 teve início em 16 de janeiro. As notificações devem ser recebidas até o próximo dia 20 (confira o calendário aqui). O vencimento da primeira parcela ou cota única dos contribuintes com imposto a pagar ocorre neste mês, exceto para aqueles que optaram o envio para administradoras, cujo vencimento será em março. 

Cartão de crédito

Em 2026 os contribuintes também poderão efetuar o pagamento via cartão de crédito. No entanto, quem optar por essa modalidade deve ficar atento para a cobrança de Taxas de Serviço. O pagamento via cartão de crédito é realizado pela empresa Beyond Tecnologia, parceira do Banco do Brasil, e no comprovante de pagamento aparece a informação Convênio Prefeitura de São Paulo. 

Não existe cobrança de taxa de serviço para quem optar pelas demais formas de pagamento do IPTU. Além das já tradicionais, desde 2025 os moradores de São Paulo podem utilizar novamente o sistema PIX para pagar o tributo. Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente este endereço

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. 

Pagamento com PIX

Quem fizer essa opção deve ficar atento às orientações abaixo: 

  • Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, neste link;
  • Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
  • A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.

O pagamento do IPTU 2026 poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados (consulte a lista aqui). Por esses canais on-line não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa (é necessário o documento impresso) e nas lotéricas (neste caso, basta ter apenas o número de cadastro do imóvel, sem a necessidade de documento impresso).

Débito automático

O IPTU 2026 continua podendo ser pago por débito automático. Quem ainda não optou por esta modalidade deverá quitar a 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa escolha até a data de vencimento dessa parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.

Sobre o Portal do IPTU

A Secretaria da Fazenda de São Paulo lançou em 2026 o novo Portal do IPTU. Com visual moderno, linguagem simples e foco na melhoria da experiência dos usuários, a página busca facilitar o acesso dos paulistanos aos principais serviços relacionados ao IPTU, como a consulta aos valores do imposto e emissão de guias de pagamento.

O Portal do IPTU centraliza as informações sobre o imposto de forma direta, em áreas como Pagamentos, 2ª Via da Notificação, Descontos e Isenção e Atualização Cadastral/Recadastramento. Outra ferramenta disponibilizada aos contribuintes é a Entenda a Cartela do IPTU, que oferece descrições de cada campo da Notificação de Lançamento do IPTU passando o cursor do mouse sobre o local da dúvida, e ainda acesso a descrições detalhadas e à legislação pertinente ao imposto.

Os contribuintes também podem acessar o calendário de envio de notificações do IPTU e as perguntas mais frequentes sobre o imposto no Portal do IPTU. Caso a dúvida persista, os moradores podem entrar em contato com os canais de atendimento da Prefeitura de São Paulo pelo Portal SP156, nas Subprefeituras ou nas unidades do Descomplica.

collections
Galeria de imagens