Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Última semana de agosto conta com cinco feiras de doação de livros na zona norte, oeste e leste de São Paulo

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove nesta sexta (29) e sábado (30) a última rodada de feiras de doação de livros do mês, pelo programa “Pegue, Leve e Leia”. As Bibliotecas Públicas Municipais Jovina Rocha Álvares Pessoa (Artur Alvim), Paulo Sérgio Duarte Milliet (Tatuapé), Rubens Borba Alves de Moraes (Ermelino Matarazzo), Pedro Nava (Mandaqui) e Camila Cerqueira César (Butantã) recebem a atividade gratuita, sem necessidade de inscrição ou matrícula prévia.
As bibliotecas que contam com a ação na sexta (29) são as da zona leste: Jovina Rocha Álvares Pessoa, das 8h às 15h, e a Paulo Sérgio Duarte Milliet, das 10h às 16h. Às 10h, ainda na ZL, a Biblioteca Rubens Borba de Moraes disponibiliza mais de 310 livros prontos para terem um novo dono na Praça Pedro Luis Matavelli, próximo à biblioteca, até às 12h30.
Mais tarde, às 11h30, a Biblioteca Pedro Nava, na zona norte da cidade, realiza o seu “Pegue, Leve e Leia + Poesia”, até às 16h, misturando a feira de doação com sarau de poesia, no esquema de microfone aberto para qualquer pessoa declamar uma produção autoral ou uma poesia conhecida – podendo retirar mais um livro de direito.
No sábado (30), das 13h às 18h, é a vez da Biblioteca Camila Cerqueira César, no Butantã, receber a ação, que ocorre como parte da programação especial do festival “Solta o Som e Abre o Livro”, evento underground sediado em sua área externa, com shows, discotecagem, saraus, live paiting e mais opções culturais gratuitas. Mais informações, clique aqui.
O programa “Pegue, Leve e Leia” existe desde 2015 e visa difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuado das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar até dois exemplares, levar para casa e ler, sem precisar devolver a obra. Os livros doados, selecionados pelos curadores das próprias bibliotecas participantes e em ótimo estado, são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Entre os gêneros dos livros dispostos à doação estão desde romances, ficções, ficção-científica e fantasia a histórias em quadrinhos, mangás, revistas, autobiografias, guias e coleções, terror e materiais audiovisuais.
Feiras de Trocas de Livros no sábado (30)
Se o “Pegue, Leve e Leia” permite a ampliação do acervo pessoal de cada leitor, as feiras de trocas de livros são também uma medida de democratização do acesso ao livro e à leitura, permitindo uma maior circulação de obras e disseminação de conhecimento.
Portanto, para quem busca atualizar suas leituras e coleções, há duas feiras de trocas de livros para este sábado (30): na área interna da Biblioteca Álvaro Guerra (Pinheiros, zona oeste), das 10h às 14h, e no Saguão da Estátua da Biblioteca Mário de Andrade (República, Centro Histórico de São Paulo), das 14h às 17h.
Como regras para as trocas de livros, a mesma quantidade de livros trazidos reverte totalmente em novos livros que podem ser pegos dentro da seleção, sem especificidade de gêneros, autores ou quantidade de páginas. Permanece inválido, para a troca, livros técnicos e acadêmicos.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Sexta (29)
Pegue, Leve e Leia na Jovina Rocha Álvares Pessoa
29/08 das 08h às 15h
Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa – Av. Padre Francisco de Toledo, 331 - Conj. Habitacional Padre Manoel da Nóbrega; CEP - 03590-120
Classificação: Livre
Sinopse: Cada pessoa pode escolher até 2 livros gratuitamente, como um presente! O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Pegue, Leve e Leia da Rubens Borba Alves de Moraes
29/08 das 10h às 12h30
Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes – Rua Sampei Sato, 440 - Jardim Matarazzo; CEP - 03814-000
Classificação: Livre
Sinopse: Cada pessoa pode escolher até 2 livros gratuitamente, como um presente! O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Pegue, Leve e Leia da Paulo Sérgio Duarte Milliet
29/08 das 10h às 16h
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet – Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó; CEP - 03334-020
Classificação: Livre
Sinopse: Escolha de GRAÇA um livro que te agrada e leve para casa, para o trabalho, para um amigo... No “Pegue, Leve e Leia”, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove a doação de livros. Cada pessoa pode escolher até 2 livros gratuitamente, como um presente! O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Pegue & Leve + Poesia Nava - Equipe da Biblioteca
29/08 das 11h30 às 16h
Classificação: Livre
Biblioteca Pedro Nava – Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5903 - Imirim; CEP - 02413-000
Sinopse: Pegue & Leve com poesia declamada é só na Biblioteca Pedro Nava. São até 3 livros por pessoa, só que dessa vez com uma novidade: Declame uma poesia e leve + 1 leitura! Podem ser poesias autorais ou não. Para isso teremos um microfone aberto e uma mesa com sugestões de livros de poesia para nos inspirar!
Sábado (30)
Serviço:
Atração: Solta o Som e Abre o Livro
Quando: Sábado (30), das 13h às 18h
Local: Biblioteca Camila Cerqueira César - Rua Valdemar Sanches, 41 - Vila Gomes, CEP - 05589-050, São Paulo, SP
Classificação: 14+
Ingressos: Entrada gratuita
Sinopse: Realização de uma Feira de Distribuição de Livros acompanhada de uma programação cultural diversificada, incluindo: Sarau com a participação dos coletivos, Sarau Marginal e Sarau Portas Abertas; Discotecagem com DJs da comunidade; Exposição de artesãos locais, valorizando a produção cultural do território
Feira de Troca de Livros da Mário de Andrade
Quando: 30/8 (sábado), das 14h às 17h
Local: Saguão da Estátua da Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP, 01302-000
Acesso ao público: Livre
Sobre: Troca de livros de literatura em bom estado. Cada livro dá direito a um outro exemplar correspondente. Livros didáticos e técnicos não são aceitos.
Feira de Troca de Livros da Álvaro Guerra
Quando: 30/8 (sábado), das 10h às 14h
Local: Biblioteca Álvaro Guerra – Av. Pedroso de Moraes, 1919 - Pinheiros; CEP - 05419-001
Acesso ao público: Livre
Sobre: Troca de livros de literatura em bom estado. Cada livro dá direito a um outro exemplar correspondente. Livros didáticos e técnicos não são aceitos.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk